DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Física > FIS - Dissertações de mestrado >
 Captação energética com recurso a piezoeléctricos
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/7543

title: Captação energética com recurso a piezoeléctricos
authors: Lopes, Rui Pedro Gonçalves
advisors: Amaral, Vítor Brás de Sequeira
Kholkin, Andrei Leonidovich
keywords: Engenharia física
Recursos energéticos
Energias renováveis
Captação de energia
Piezoeléctricos
issue date: 2010
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Com o constante aumento de consumo energético é cada vez mais importante encontrar alternativas as energias mais usuais. O facto de se poder aproveitar desperdícios de outras energias, sejam elas vibracionais devido ao meio ambiente ou vibrações provocadas por consumo de outras energias, é de facto importante e possível através de materiais piezoeléctricos. Este trabalho apresenta um estudo das varias fontes de vibrações existentes e como as vibrações podem ser colhidas para captação energética e suas aplicações. Para alguns dos materiais piezoeléctricos foram analisadas as respostas devido ao efeito directo e ao efeito indirecto. Estudou-se os circuitos eléctricos necessários para a captação energética através de materiais piezoeléctricos, analisando as diferenças. Finalmente idealizou-se e desenhou-se um protótipo para implementar na via publica servindo para a captação tanto de passagem de automóveis como passagem de peões.

With the growing energy consumption it is important to find alternetive energy sources. Wasted energies can be harvested, even if they come from ambiental sources or due the consumption from other energies, and possible with the use of piezoelectric material. This work presents several vibration sources, how to harvest energy from those sources and aplications. For some piezoelectric materials the response from direct effect and indirect effect was measured. A study of electronic circuits for energy harvesting was made and the diference between them were analysed. Finally a design of a prototipe for use in public streets was made. This prototipe was idealized for harvesting energy from vehicles but also the passage of people walking.
description: Mestrado em Engenharia Fisica
URI: http://hdl.handle.net/10773/7543
appears in collectionsFIS - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

files in this item

file description sizeformat
241351.pdf3.05 MBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2