DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Comunicação e Arte > DECA - Dissertações de mestrado >
 A arte contemporânea e os processos criativos na educação artística
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/7478

title: A arte contemporânea e os processos criativos na educação artística
authors: Figueiredo, Lindanor de Oliveira
advisors: Oliveira, Rosa Maria Pinho de
keywords: Educação artística
Actividades de aprendizagem - Ensino secundário
Técnicas pedagógicas
Desenvolvimento dos adolescentes
Desenvolvimento da criatividade
Arte moderna
issue date: 2011
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: O presente trabalho de investigação insere-se no Mestrado em Criação Artística Contemporânea, da Universidade de Aveiro, tendo como objectivo a aplicação da criação artística contemporânea na educação artística através de projectos, ao nível do ensino secundário. Verificou-se, assim, a necessidade do estudo dos caminhos no desenvolvimento dos processos criativos e dos estímulos utilizados nesse percurso. As práticas docentes apresentadas promovem o desenvolvimento do potencial e da expressão criativa dos alunos, assim como o impacto da arte contemporânea no ensino secundário, que necessita de ser observada, analisada, reflectida, experienciada e divulgada. Desejamos, com a presente investigação, contemplar o ensino artístico e a natureza das obras de arte contemporânea. Na presente dissertação desencadeei um projecto de investigação-acção com um pequeno grupo de alunos do 12.º Ano em que as estratégias de mediação estiveram determinadas por visitas a exposições, ida ao teatro, à dança e pela análise de obras de arte contemporânea. Estas actividades conduziram a processos de descoberta, experimentação e de expressão individual e colectiva, requerendo um domínio de práticas em que se consolidam técnicas, tendo sempre presente sessões de agilização da criatividade. Na didáctica de Oficina de Artes, a unidade escolhida foi a Body Performance, sua interacção com o processo de criação em detrimento do produto. No entanto, não deixou de se fazer o percurso desde o trabalho diagnóstico e a consequente apresentação do processo dos trabalhos desenvolvidos ao longo do ano, que culminaram na divulgação de vários projectos, onde despoletamos, sempre que possível, os estímulos aos processos criativos, assim como uma revisão acerca do modo como ocorre o processo criativo.

This research work is part of the Master in Contemporary Artistic Creation, taught at the University of Aveiro, taking aim at the implementation of the contemporary artistic creation in art education through projects, at the level of secondary education. There is, therefore, the need for the study of the paths in the development of creative processes and of the stimulation used in this process. The teachers practices here presented promote the development of the potential and the creative expression of the students, as well as the impact of contemporary art at the secondary school that needs to be observed, analyzed, thought about, experienced and disseminated. We wish, with this research, contemplate the art education and the nature of the works of contemporary art. In this thesis I have initiated a research project with a small group of students from the 12th level in which the mediation strategies were determined by visits to exhibitions, theater, dance and the analysis of contemporary works of art. These activities led to the processes of discovery, experimentation and individual and collective expression, and require a field of practice in which they consolidate techniques, having always present sessions of speeding up the creativity. The teaching of Arts Workshop, the chosen unit was the ‘Body Performance’, its interaction with the process of creation to the detriment of the product. However, we did not fail to make the journey from the diagnostic work and the consequent presentation of the process of the work developed over the course of the year, which culminated in dissemination of several projects, where we bring out, whenever possible, the stimulation to the creative processes, as well as a review of the way in which the creative process occurs.
description: Mestrado em Criação Artística Contemporânea
URI: http://hdl.handle.net/10773/7478
appears in collectionsDECA - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

files in this item

file description sizeformat
246238.pdf5.11 MBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2