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 SIC K: uma marca que faz a diferença
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/7471

title: SIC K: uma marca que faz a diferença
authors: Lima, António Miguel Cardoso
advisors: Lopes, Maria da Conceição
keywords: Comunicação multimédia
Programas televisivos - Portugal
Estratégias de comunicação
Telespectadores
Crianças em idade escolar
Adolescentes
issue date: 2011
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: A investigação desenvolvida de acordo com a metodologia de estudo de caso utiliza os métodos de constelação de atributos, entrevista e descritivo para possibilitar a identificação dos factores dominantes da marca SIC K que contribuem para a sua notoriedade; o conhecimento de qual o posicionamento da marca SIC K, no contexto da concorrência com os canais Panda, Boomerang, Cartoon Network, Nickelodeon, Jim Jam, Panda Biggs e Disney Channel, os quais, igualmente se direccionam para os públicos infanto-juvenis. Conhecer as orientações dos responsáveis do canal SIC K; o conhecimento das opções estratégicas definidas pelos responsáveis do SIC K e que potenciam a afirmação da marca são outros dos objectivos deste trabalho. O campo de estudos das ciências e tecnologias da comunicação e do design institucional das marcas enquadram o estudo realizado. Entre os autores de referência sublinham-se McLuhan, Lopes, Joan Costa, Álvaro Sousa e Pedro Boucherie Mendes. A recolha de dados para análise diz respeito ao período entre Junho e Agosto de 2011.

The dissertation is presented under the title - SIC K: a brand that makes the difference – the object of study is the brand SIC K, the only television channel specialized in children’s and youth programming that emphasizes the audience segments from 6 to 13 years old. This case study research uses the methods of constellation of attributes, interview and descriptive to enable the identification of the dominant factors which contribute to the reputation of the brand K SIC, the knowledge of the positioning of the SIC K, in brand in the context of competition with the Panda, Boomerang, Cartoon Network, Nickelodeon, Jim Jam, Panda Biggs and Disney channel, which also are directed to the children and teenagers. Other goals of this work are to know the guidelines of the people behind SIC K; to have the knowledge of the strategic options defined by the leaders of SIC K and that enhance the brand statement. The field of science studies and communication technologies and the institutional design of brands underlie this study. Among the authors of reference we emphasize McLuhan, Lopes, Joan Costa, Álvaro Sousa and Pedro Mendes Boucherie. The collection of data for analysis refers to the period comprised between June and August 2011.
description: Mestrado em Comunicação e Multimédia - Audiovisual Digital
URI: http://hdl.handle.net/10773/7471
appears in collectionsDECA - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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