DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Comunicação e Arte > DECA - Dissertações de mestrado >
 Os concertos no tempo de Sor
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/7451

title: Os concertos no tempo de Sor
authors: Gonçalves, António Jorge Santa Barbara
advisors: Carvalho, Helena Paula Marinho Silva
keywords: História da música
Concertos - Programas - Séc. 19
Desenvolvimento cultural - Paris (França) - Londres (Inglaterra)
issue date: 2011
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: O presente texto serve de apoio ao projecto instrumental “Um concerto no tempo de Sor” que teve como modelo o concerto ecléctico, cuja forma de estruturação é a mais frequente ao longo de toda a primeira metade do século XIX. Este tipo de concerto caracteriza-se essencialmente por uma programação alternando participações instrumentais e vocais, dentro de várias combinações possíveis, intercaladas, na maioria dos casos, com solos instrumentais. Assim, este trabalho teve como principal intuito reunir elementos que permitam uma reflexão sobre o modelo de concerto ecléctico, do qual a apresentação pública do programa do projecto instrumental funcionará como um exemplo prático. Com vista a uma contextualização do tema escolhido foram inicialmente abordadas, de forma sintética, as transformações das práticas musicais na transição do séc. XVIII para o séc. XIX e o contributo destas transformações no processo de autonomização da música. Este texto analisa igualmente as principais formas de organização de concertos em Londres e Paris, capitais onde decorreu a maior parte da actividade de Sor como concertista entre 1813 e 1839, o que nos permitirá observar uma série de interacções dos planos económicos, culturais e sociais e o tipo de relacionamento dos músicos entre si. Serão ainda identificados os elementos comuns a diferentes repertórios que caracterizam o essencial do paradigma do concerto ecléctico. Por fim será demonstrada a forma como o programa do projecto instrumental se enquadra dentro da lógica dos modelos de concerto no tempo de Sor relativamente à construção do programa, a interpretação com partitura e a escolha do local do concerto.

This monograph supports the instrumental project "A concert in Sor’s time" modeled according to the structure of the eclectic concert, the most frequent format throughout the first half of the nineteenth century. This type of concert is essentially characterized by an alternating instrumental and vocal contributions, within various possible combinations, interspersed, in most cases, with instrumental solos. The main objective of this monograph is to gather elements for a reflection on the model of eclectic concert, and its public presentation as a practical example. In order to contextualize the theme of this project we addressed initially the transformation of musical practices in the transition of the eighteenth to the nineteenth century and the contribution of these changes in the process of musical autonomy. This monograph also examines the major forms of organization of concerts in London and Paris, where most of the activity of Sor as a concert player took place, between 1813 and 1839, allowing us to observe the interaction of economic, social and cultural context, and the type of relationship between the musicians themselves. The research also identified the elements that are common to different repertoires and that characterize the essential of the eclectic paradigm of the concert. Finally it demonstrated how the program of the instrumental project fits within the logic of the models in concert during Sor’s time, regarding the construction of the program, the performance with the scores and the choice of the concert venue.
description: Mestrado em Música
URI: http://hdl.handle.net/10773/7451
appears in collectionsDECA - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

files in this item

file description sizeformat
245662.pdf348.02 kBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2