DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Comunicação e Arte > DECA - Dissertações de mestrado >
 Acervos de música, políticas públicas e performance no Rio de Janeiro
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/7439

title: Acervos de música, políticas públicas e performance no Rio de Janeiro
authors: Pessôa, Priscilla Paraíso
advisors: Sardo, Susana
keywords: Etnomusicologia
Música popular - Brasil
Fonotecas - Rio de Janeiro (Brasil)
issue date: 2011
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: O presente trabalho é uma proposta de reflexão sobre o papel dos acervos sonoros no Rio de Janeiro no século XX, a partir da análise do acervo fonográfico do Laboratório de Etnomusicologia da UFRJ e mais especificamente sua “Coleção de Música Popular Gravada na Segunda Década do Século” XX. Partindo de uma abordagem teórica que articula contributos da antropologia e da etnomusicologia, discutindo suas políticas públicas e condições de armazenamento oferecidas aos acervos fonográficos, irei também analisar a coleção através das pessoas responsáveis pelo acervo que tiveram com ela ligação direta ou indireta. À professora Dulce Lamas será dada uma atenção especial pelo papel que desempenhou na catalogação e investigação inicial da coleção. Nesse sentido utilizarei seus textos, suas fichas de catalogação e seu catálogo publicado em 1997 para compreender melhor a construção e importância histórica da coleção para o acervo, para a Universidade e para Rio de Janeiro. Por fim será abordada a performance de um grupo contemporâneo como possibilidade de ressignificação do material arquivístico.

This paper is a reflexion proposal on the role of sound archives in Rio de Janeiro in the twentieth century, through the analysis of a phonographic archive of the Laboratory of Ethnomusicology of UFRJ and more specifically its “Collection of Popular Music Recorded in the Second Decade of the Twenty Century”. From a theoretical approach that combines the contributions of anthropology and ethnomusicology discussing their policies and storage conditions offered to the sound archives, I also analyse the collection through the testimony of the people responsible for the archive development. To Professor Dulce Lamas will be given a special attention due to her role in the initial investigation and cataloguing of the collection. Therefore I will use her texts, her cataloguing index cards and the catalogue published in 1997 to help us better understand the construction and historical importance of the collection to the archive, to the University and to Rio de Janeiro. Lastly I will discuss the performance of a contemporary group as a possibility for re-signifying the historical sound sources material.
description: Mestrado em Música
URI: http://hdl.handle.net/10773/7439
appears in collectionsDECA - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

files in this item

file description sizeformat
244902.pdf2.04 MBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2