DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Comunicação e Arte > DECA - Dissertações de mestrado >
 Especificidades do canto no ensino básico: com base em literatura e no testemunho de professores, formadores e especialistas em saúde vocal
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/7397

title: Especificidades do canto no ensino básico: com base em literatura e no testemunho de professores, formadores e especialistas em saúde vocal
authors: Simões, Sara Margarida de Oliveira Braga
advisors: Correia, Jorge Salgado
keywords: Educação musical
Técnicas pedagógicas
Técnicas musicais
Canto - Ensino básico
Música vocal
issue date: 2011
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: A integração de disciplinas de Canto no Ensino Básico criou uma nova realidade para os professores: educar vozes de crianças e adolescentes, ainda que a sua formação universitária não os tenha preparado para isso. Neste estudo, foram realizadas entrevistas a especialistas em saúde vocal (uma fonoaudióloga, terapeutas da fala e um otorrinolaringologista), a uma formadora especialista em pedagogia vocal para a infância, a duas maestrinas de coros infantis e professores com experiência na área; foram, também, observados dois ensaios de um coro infantil. Estes dados foram, posteriormente, cruzados com a informação recolhida na revisão da literatura dando origem a uma série de recomendações que - constituem uma tradução pedagógica clara da informação - exercícios e repertório adequados ao estádio de desenvolvimento.

In Portugal, singing teachers are now faced with a new reality: teaching children and adolescents, although their university courses have not prepared them for that. In this study, interviews were made to health specialists (speech therapists and a laryngologist), to a specialist in Vocal pedagogies for childhood, two directors of children’s choirs and experienced teachers in voice training for children; also, two rehearsals of a children’s choir were observed. These data were then crossed with the information collected in the literature review and were then proposed a series of recommendations - a clear pedagogical translation of that information - exercises and appropriate repertoire adequate to the stages of development from 10 to 15 years old.
description: Mestrado em Ensino da Música
URI: http://hdl.handle.net/10773/7397
appears in collectionsDECA - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

files in this item

file description sizeformat
244838.pdf1.49 MBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2