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 A actividade das explicações: um estudo no ensino secundário e superior
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/7396

title: A actividade das explicações: um estudo no ensino secundário e superior
authors: Azevedo, Sara Marta Margaride
advisors: Mendes, António Neto
keywords: Ensino particular
Educação extra-escolar - Explicações - Portugal
Alunos do secundário
Alunos do superior
Desenvolvimento das competências
issue date: 2011
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: As explicações são uma actividade a que os alunos recorrem em diferentes países do mundo. Esta prática parece também ter uma longa história. Para além disto, esta é uma actividade que implica o investimento de tempo e dinheiro por parte dos alunos e suas famílias. Estas foram algumas das questões que motivaram o estudo do fenómeno das explicações em Portugal. O foco deste estudo é o Ensino Secundário e Superior. Para estudar esta temática foi decidido inquirir estudantes do Ensino Superior sobre as suas experiências com explicações no Ensino Secundário e Superior, directores de centros de explicações e explicadores com o objectivo de explorar as razões que levam ao recurso a este serviço, conhecer os impactos desta utilização e fazer uma pesquisa sobre a utilização de explicações ao longo dos tempos. O trabalho de campo realizado consistiu na aplicação de um inquérito por questionário online divulgado em diferentes instituições do Ensino Superior, um inquérito por questionário em papel distribuído em duas Universidades públicas, entrevistas a alunos, directores de centros de explicações e explicadores e a análise de diferentes jornais que continham temáticas educativas, tentando-se contribuir para a história da oferta de explicações nos séculos XIX e XX em Portugal. Os resultados obtidos permitiram verificar que é no Ensino Secundário que se encontra a maior percentagem de frequência de explicações; que as disciplinas da área da Matemática são as mais procuradas em explicações; que a principal razão para o recurso a esta actividade no Ensino Secundário se prende com os exames de acesso à Universidade, e no Ensino Superior com a necessidade de um apoio extra; que o recurso a esta actividade acarreta diversos impactos para os alunos de ambos os níveis; e que parece haver uma relação entre nível educacional dos pais e recurso a explicações, particularmente no Ensino Secundário.

Private tutoring is an activity that students use in different countries. This practice seems to have a long history. In addition, this is an activity that involves investment of time and money from students and their families. These were some of the issues that motivated the study of the phenomenon of private tutoring in Portugal. The focus of this study is the secondary and higher education. In order to study this issue it was decided to ask University students about their experiences with private tutoring in secondary and higher education, directors of private tutoring centers and tutors in order to explore the reasons for the use of this service, to get to know the impacts of this use and to undertake an investigation on the use of private tutoring over time. The fieldwork consisted of a survey published online in various higher education institutions, a paper questionnaire distributed at two public universities, interviews with students, directors of private tutoring centers and tutors and the analysis of different newspapers containing educational issues, trying to contribute to the history of the offer of private tutoring in the nineteenth and twentieth centuries in Portugal. The results obtained indicate that it is in secondary education that the highest percentage of the use of private tutoring can be found, that the subjects in the area of mathematics are the most sought for in private tutoring; that the main reason for using this activity in secondary education is concerned with university entrance exams, and in higher education with the need for extra support, that the use of this activity has several impacts for the students of both levels and that there seems to exist a connection between educational level of the parents and using private tutoring, particularly during secondary education.
description: Doutoramento em Ciências da Educação
URI: http://hdl.handle.net/10773/7396
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DE - Teses de doutoramento

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