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 A corneta de Chaves em Portugal séc. XIX: composições de Santos Pinto
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/7395

title: A corneta de Chaves em Portugal séc. XIX: composições de Santos Pinto
authors: Veiga, Paulo Jorge Silva
advisors: Correia, Jorge Manuel Salgado de Castro
keywords: Educação musical
História da música - Portugal - Séc. 19
Análise musical
Música para instrumentos de sopro
issue date: 2011
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Integrado no âmbito do Mestrado em Música para o Ensino Vocacional da Universidade de Aveiro, este trabalho de investigação pretende reflectir sobre a presença da corneta de chaves em Portugal na primeira metade do séc. XIX e qual o contexto histórico, estético e musical que contribuiu para a prática interpretativa, pedagógica e composicional de Francisco António Norberto dos Santos Pinto (1815-1860). É realizada uma abordagem histórica do instrumento com referência a construtores, intérpretes e compositores. Também são apresentadas fichas de identificação técnica, reunindo, pela primeira vez, num só documento, informação de oito cornetas de chaves localizadas em território nacional. Sete exemplares deste espólio encontram-se localizados no Museu da Música em Lisboa e um pertence à colecção privada da Professora Elisa Lamas. É discutida a actividade pedagógica, interpretativa e composicional de Francisco António Norberto dos Santos Pinto, onde é realizado um levantamento de toda a obra para corneta de chaves da sua autoria em depósito na Biblioteca Nacional de Portugal, bem como a sua acção para a consolidação técnica e divulgação artística do instrumento, dentro do contexto cultural e musical do séc. XIX. A edição musical de quatro obras de Santos Pinto para corneta de chaves, a saber, 1º Concerto (1834), Tema e Variações (1834), Tema e Variações (1835) e Pequeno Solo (1849), a sua inserção no ensino fundamentada através de um projecto pedagógico e a transcrição das obras seleccionadas encerra este projecto.

Integrated within the Aveiro’s University Master’s in Music Education, this research work aims to reflect on the presence of the keyed bugle in Portugal in the first half of the 19th-century and what historical, aesthetic and musical contexts that contributed to the interpretive, educational and compositional practices of Francisco António Norberto dos Santos Pinto (1815-1860). It held a historical approach with reference to the instrument builders, performers and composers. Also featured are notes identifying technical meeting for the first time in a single document, information of eight keyed bugles located on national territory. Seven copies of this collection are located in the Museum of Music in Lisbon and another one belongs to private collection of Professor Elisa Lamas. We discuss the educational, interpretive and compositional activities of Francisco António Norberto dos Santos Pinto, where a survey of all his own work for keyed bugle on deposit in the National Library of Portugal, as well as its action on the consolidation technique and artistic promotion of the instrument, within the cultural context and musical of the 19th century. The musical edition of four works by Santos Pinto for keyed bugle, namely, 1st Concert (1834), Theme and Variations (1834), Theme and Variations (1835) and Little Solo (1849), their inclusion in education grounded through an educational project of selected works and the transcript terminates this project.
description: Mestrado em Música para o Ensino Vocacional
URI: http://hdl.handle.net/10773/7395
appears in collectionsDECA - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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