DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial > DEGEI - Dissertações de mestrado >
 Como definir uma estratégia de compras de materiais de embalagem
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/7358

title: Como definir uma estratégia de compras de materiais de embalagem
authors: Costa, Carlos Emanuel Rodrigues
advisors: Ferreira, Luís Miguel Domingues Fernandes
keywords: Gestão industrial
Gestão estratégica
Redes de abastecimento
Avaliação de desempenho
Aprovisionamento
Embalagens
issue date: 2010
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Neste trabalho vai elaborar-se uma proposta de como definir uma estratégia de compras para materiais de embalagem. Com a recente “crise” instalada nos mercados nacionais e internacionais, as empresas vivem cada vez mais com dificuldades financeiras e sempre tentando reduzir custos para sobreviver. As compras tornaram-se numa parte estratégica das empresas e nos dias que correm, serão poucas as empresas que não invistam em recursos qualificados para dirigir este departamento. As compras têm várias ferramentas ao seu dispor para avaliarem o mercado e os fornecedores disponíveis, cada departamento tem as suas ideias e usam as ferramentas que mais se adequam à empresa em questão. No caso de estudo usou-se a análise das 5 forças de Porter para caracterizar o mercado das caixas de cartão e perceber quais os principais factores a ter em conta. Seguiu-se uma Análise SWOT onde se analisaram os principais aspectos do mercado de caixas de cartão, tanto a nível interno como a nível externo. Por fim fez-se o enquadramento na matriz de Kraljic que permite determinar o tipo de abordagem que a empresa deve ter relativamente a este tipo de fornecedores. Foi então elaborada uma proposta, com base numa análise de mercado para definir uma estratégia de compras para materiais de embalagem.

This work will be studying a proposal to define a stategy for purchasing packaging materials of Oliveira & Irmão. With the recent “crisis” installed in national and international markets, companies are increasingly living with financial problems always trying to reduce costs to survive. The purchases have become a strategic part of business and these days, only few companies will not invest in skilled resources to manage this department. The purchasing department has several tools at their disposal to assess the market and suppliers available, each department have their ideas and use the tools that best fit the company. In the case study is used the Porter's five forces analysis to characterize the market for cardboard boxes and understand the main factors taken into account. Then is proceeded to the SWOT analysis which examined the main aspects of the cardboard boxes markets, both internally and externally. Finally the framework was made in a Kraljic matrix that determines the kind of approach that the company should have according to such suppliers. It was then prepared a proposal, based on a market’s analysis to define a purchasing strategy of packaging materials.
description: Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial,
URI: http://hdl.handle.net/10773/7358
appears in collectionsDEGEI - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

files in this item

file description sizeformat
Tese_final_capa.pdf2.32 MBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2