DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Comunicação e Arte > DECA - Dissertações de mestrado >
 Otimização do estudo individual na aprendizagem de viola d’arco
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/7321

title: Otimização do estudo individual na aprendizagem de viola d’arco
authors: Araújo, André Filipe Peixoto
advisors: Pereira, Sara
keywords: Educação musical
Técnicas instrumentais
Técnicas musicais
Viola
issue date: 2011
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Este projeto educativo consistiu na otimização do estudo individual de estudantes de viola d!arco. O projeto foi dirigido a três alunas com idades compreendidas entre os 14 e 15 anos de idade do ensino básico do curso oficial de viola d!arco do Conservatório de Música, de Dança e Arte Dramática de Lisboa e da Academia de Música de Santa Cecília. Este projeto foi estruturado em duas fases, Fase Preliminar e Fase de Otimização. Na Fase Preliminar observou-se o estudo individual das alunas participantes através de equipamento audiovisual, tendo-se identificado os problemas relacionados com o estudo individual e, na Fase de Otimização, pretendeu-se solucionar os problemas detetados, através da implementação de estratégias metacognitivas que visassem o desenvolvimento de competências musicais. Foi possível observar problemas que ocorreram no estudo e a sua resolução através de estratégias implementadas. Verificou-se que a implementação de estratégias no estudo individual fomenta o desenvolvimento da organização do estudo e de estratégias metacognitivas que podem conduzir a uma otimização da performance

This educational project consisted on the optimization of individual study for students of Viola. The project was directed to three students aged between 14 to 15 attending the official course of viola at Conservatório de Música, de Dança e Arte Dramática de Lisboa and Academia de Música de Santa Cecília. The project was structured into two different stages, Preliminary Stage and Optimization Stage, whereas in the first one aimed the analysis through direct observation and video recording of the study promoted by the different pupils in order to identify some of the problems that prevent pupils to develop their musical skills and performance. In the second stage of the project some study strategies were implemented in order to promote the development of skills and cognitive strategies to minimize handicaps on students practice. We could come to the conclusion that the implementation of specific and monitored strategies during individual study encourages and develops the sense of organization and increases the use of meta-cognitive strategies that can lead to optimization of performance.
description: Mestrado em Ensino de Música
URI: http://hdl.handle.net/10773/7321
appears in collectionsDECA - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

files in this item

file description sizeformat
Otimizaçao do estudo individual na aprendizagem de viola d'a.pdf1.02 MBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2