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 Gestão estratégica de uma marca: estudo de caso Coelima
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/7306

title: Gestão estratégica de uma marca: estudo de caso Coelima
authors: Ferreira, Carlos Manuel da Silva
advisors: Providência, Francisco
Sousa, Álvaro José Barbosa de
keywords: Gestão de marketing
Gestão estratégica
Estratégia empresarial
Identidade organizacional
Marcas comerciais
Indústria têxtil: Guimarães (Portugal)
issue date: 2011
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: O Sector Têxtil tem sido analisado e investigado por diversas áreas desde o Design ao Marketing, passando pela Economia e pela Gestão em diferentes posicionamentos (Tecnologia, Recursos Humanos, Inovação, etc.). O sector têxtil é um dos principais sectores da Indústria Transformadora Portuguesa evidenciando-se pelo volume de facturação e pela mão-de-obra utilizada. Assim este projecto pretende destacar a importância da Gestão do Design aplicado ao tecido Industrial Têxtil Português, permitindo um contributo para uma futura mudança de pensamento estratégico, onde o design deve ser visto e entendido dentro das empresas como uma disciplina de resolução de problemas, devido à incorrecção da estética e atribuição de significado nos seus produtos/serviços. A temática aborda ainda a Gestão da Marca tendo em conta os grandes desafios do mercado global, a concorrência, o nível do produto e da própria comunicação. Deste modo, pretendeu-se avaliar e monitorizar a utilização do Design na empresa ao nível do investimento e retorno através da “Escada do Design”. Esta avaliação permitiu reajustar e definir uma estratégia, identificando os valores dos produtos e da sua comunicação, bem como os seus factores de competitividade.

The textile sector has been analyzed and investigated by several areas from Design to Marketing, through Economy and Management in different positions (Technology, Human Resources, Innovation, etc.). The textile sector is one of the main sectors of the portuguese manufacturing industry, seen by the sales volume and manpower used. Thus, this project aims to highlight the importance of design management applied to the Portuguese Industrial Textile sector, allowing a contribution to a future change in strategic thinking, where design should be seen and understood within the company as a solving problem discipline, due to inaccuracy of aesthetics and meaning attribution in their products / services. This work also addresses the Brand Management given the great challenges of global market competition, product level and communication itself. Thus, we intended to evaluate and monitorize the use of design within the company at the level of investment and return by the "Ladder of Design". This evaluation allowed to set a strategy, identifying the product values and their communication, as well as their competitiveness factors.
description: Mestrado em Design
URI: http://hdl.handle.net/10773/7306
appears in collectionsDECA - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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