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 Supervisão e construção de aprendizagens significativas em enfermagem: um estudo de caso em saúde mental
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/7291

title: Supervisão e construção de aprendizagens significativas em enfermagem: um estudo de caso em saúde mental
authors: Rosa, Ana Lúcia Batista
advisors: Abreu, Wilson Jorge Correia Pinto
keywords: Supervisão
Enfermagem - Saúde mental
Desenvolvimento profissional
issue date: 1-Jun-2011
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: O processo de formação em enfermagem pretende aprofundar a capacidade de intervir de modo competente, em situações diversas, tendo esta um conjunto coerente de carácter cognitivo e afectivo, explicativo e normativo, de conhecimentos, capacidades, teorias, crenças e atitudes. A formação em enfermagem transcende largamente a perspectiva tecnológica de aquisição de conhecimentos e técnicas a utilizar em qualquer situação. Assim, pressupõe-se que esta deva implicar sempre um processo de apreciação crítica e reflexiva do exercício da profissão, mobilizadora de valores e questionadora das representações do próprio e dos outros sobre o que é verdadeiramente ser enfermeiro. Este processo de construção de aprendizagens significativas só é atingido através da formação em contexto clínico, onde a supervisão emerge como um suporte essencial na interligação entre o conhecimento teórico e o conhecimento prático. Esta lógica, associada ao facto de, nos últimos anos, se verificar na população portuguesa uma mudança demográfica, bem como, o incremento de um grupo de transtornos mentais e comportamentais, fez-nos pretender identificar quais as estratégias supervisivas que facilitam a construção de aprendizagens significativas na área da enfermagem em Saúde Mental. A presente investigação assume a forma de estudo de caso em que participaram 27 alunos do Curso de Pós- Licenciatura de Especialização em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria de uma escola superior de enfermagem do norte do país. Como instrumento de recolha de dados foi utilizada uma versão do questionário “Clinical Learning Assessment Invenctory – Mentor (CLASI-M)” de Abreu e Calvário (2005). Os resultados apontaram que a utilização do Modelo Integrativo de supervisão promove, efectivamente, a construção de aprendizagens significativas. A estratégia de aproximar e acolher os profissionais do âmbito profissional, nos sistemas de ensino, fez atenuar a dicotomia teoria/prática. Ao ser-lhes atribuído espaços de formação em que puderam, não só leccionar conteúdos teóricos, mas também, fazer alusão às suas experiências concretas, sólidas no mundo real do trabalho de enfermagem, proporcionou espaços de auto e hetero reflexão por parte dos alunos contribuindo, assim, para o seu desenvolvimento pessoal e profissional com base em aprendizagens significativas. Desta forma, os tutores constituíram a ponte entre a teoria e a prática, através de acções promovidas no decorrer do ensino teórico que fomentaram a emergência de questões-problema e que lhes facilitou o sucesso do processo de tutoria, dos mesmos alunos, em ensino clínico.

The educational process in nursing aims to strengthen one’s ability to act competently in different situations, and to develop a coherent conjunction of skills, theories, beliefs and attitudes, at cognitive, emotional, explanatory and normative levels. It goes far beyond the technological perspective of acquiring knowledge and techniques for use in any situation. Thus, it is presumed that any educational process should always require a critical and introspective approach to the exercise of the profession, probing values and questioning assumptions, both personal and of others, on what it truly means to be a nurse. This process of constructing meaningful learning is only achieved through training in a clinical environment, where supervision emerges as an essential support in linking theoretical and practical knowledge. This perspective, added with the fact that in recent years a demographical shift has emerged in the Portuguese population, as well as the growth of mental and behavioral disorders, made us want to identify which strategies facilitate the construction of meaningful learning in the field of Mental Health Nursing. This research, a case study, involves 27 students of Postgraduate Specialization in Mental Health and Psychiatry Nursing from a college of nursing in northern Portugal. To gather data, an adapted version of the questionnaire “Clinical Learning Assessment Inventory-Mentor (CLASI-M)“ from Abreu and Calvário (2005) was used. The results indicated that the use of the Integrated Model of supervision in fact promotes the construction of meaningful learning. The strategy to approach and welcome the professional work environment in education mitigated divergence between theory and practice. Having facilities wherein they could, in addition to acquiring theoretical knowledge, refer to concrete practical experiences, was demonstrated effective as a basis for student self- and group reflection, to the end of furthering the students’ personal and professional development on the basis of meaningful learning. Thus, tutors were the bridge between theory and practice through measures undertaken in the course of theoretical instruction. They can offer to the students special representations of the practical world that can facilitate both the decision process and a positive identity.
description: Mestrado em Supervisão
URI: http://hdl.handle.net/10773/7291
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