DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Engenharia Civil > CIVIL - Dissertações de mestrado >
 Integração do modo ciclável na rede viária urbana
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/7283

title: Integração do modo ciclável na rede viária urbana
authors: Moreira, António José Amorim
advisors: Benta, Agostinho
keywords: Engenharia civil
Planeamento urbano - Infraestruturas
Redes rodoviárias
Vias cicláveis
Transportes urbanos - Bicicletas
issue date: 2011
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: O presente trabalho propõe-se definir melhorias nas condições de tráfego ciclável urbano, de forma a incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte em pequenas e médias distâncias, apresentando-a como uma alternativa, possível e desejável, ao veículo motorizado. Para tal, expõem--se as boas técnicas de preparação das infra-estruturas viárias, de forma a garantir segurança e conforto ao ciclista, recorrendo às experiências já adquiridas noutros países mais desenvolvidos na área. Abordam-se os perigos a que o ciclista está sujeito em interacção com o restante tráfego, indicando soluções para os minimizar. Aborda-se, também, a legislação nacional para o efeito, à qual se propõe algumas alterações. Apresenta-se, sobretudo, uma proposta de método de avaliação das infra-estruturas existentes, exemplificando a sua aplicação prática em um determinado percurso entre dois pólos estratégicos da cidade de Aveiro.

This paper sets out to define improvements in urban traffic cycling in order to encourage bicycle use for transportation in small and medium distances, as a possible and desirable alternative to motor vehicles. Therefore the best techniques for preparation of road infrastructure are presented, to ensure safety and comfort to the rider, using the experiences already gained from other more developed countries. It also addresses the dangers to which the rider is subjected to when interacting with city traffic, suggesting solutions to minimize them. In addition, we propose some changes to the national road traffic (Bicycles) regulations and infrastructure legislation for alternate methods of transportation. It presents, above all, an evaluating method proposal of the existing infrastructures, based on a given example of a bicycle path between two strategical locations of the city of Aveiro.
description: Mestrado em Engenharia Civil
URI: http://hdl.handle.net/10773/7283
appears in collectionsCIVIL - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado
PT bicicleta e mobilidade suave - Dissertações de mestrado

files in this item

file description sizeformat
dissertacao antonio moreira.pdf3.37 MBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2