DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Comunicação e Arte > DECA - Dissertações de mestrado >
 Arte contemporânea em contexto do ensino do desenho
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/7282

title: Arte contemporânea em contexto do ensino do desenho
authors: Santos, Ana Maria Coutinho Barros de Figueiredo dos
advisors: Oliveira, Rosa Maria Pinho de
keywords: Educação artística
Actividades de aprendizagem - Ensino secundário
Técnicas pedagógicas
Desenvolvimento dos adolescentes
Desenvolvimento da criatividade
Criação artística
Artes visuais
Desenho
issue date: 2011
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Ao propor o diálogo com a arte, o projeto de investigação “Arte Contemporânea em contexto do ensino do Desenho” pretendeu desenvolver a criatividade dos alunos assim como a capacidade de criação de conceitos e de narrativas visuais. Respondendo à urgência de respostas às inquietações atuais da ação docente, esta investigação foi construída como contributo para a melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem. Com este projeto pretendeu-se também incentivar o interesse pela arte e contribuir para o desenvolvimento de públicos com a arte. Esta investigação aprofundou questões relacionadas com o ensino do Desenho e a Arte Contemporânea, para tal investigaram-se algumas áreas como a Educação Artística, a Criatividade, a Cultura Visual, as Narrativas Visuais e o Desenho. No desenvolvimento do projeto em contexto de ensino, na disciplina de Desenho, foram utilizadas várias metodologias que abarcaram visitas de estudo, análise e interpretação de obras, concretização de trabalhos práticos e montagem de exposição. No desenvolvimento do seu trabalho os alunos utilizaram o desenho, a fotografia, o vídeo a instalação e a performance.

Proposing a dialogue with art, the investigation project "Contemporary Art in the context of teaching Drawing" intended to develop students' creativity, as well as their ability to create concepts and visual narratives. Answering the urgency for responses to the current teachers's concerns, this investigation was aimed as a contribution to the quality of the teaching-learning process. This project was also meant to increase the interest in art, contributing to the development of audiences with art. The investigation approached questions pertaining to the teaching of drawing and contemporary art, extending to areas such as artistic education, creativity, visual culture, visual narratives and drawing. Several methodologies were chosen in the development of the project in the teaching context, specifically on the subject Drawing; those methodologies included fieldtrips, work of art analysis and interpretation, practical work and exhibition setup. In their work, the students used drawing, photography, video, installation and performance.
description: Mestrado em Criação Artística Contemporânea
URI: http://hdl.handle.net/10773/7282
appears in collectionsDECA - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

files in this item

file description sizeformat
dissertação-ana-coutinho-santos.pdf5.22 MBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2