DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Educação > DE - Comunicações >
 Filosofia para crianças: uma proposta para (re)pensar a educação?
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/7264

title: Filosofia para crianças: uma proposta para (re)pensar a educação?
authors: Pedro, A.
Libório, O.
keywords: Filosofia para Crianças
Pensamento reflexivo
Educação
issue date: 2008
publisher: Instituto de Estudos da Criança. Universidade do Minho
abstract: Este trabalho tem por objectivo essencial analisar o impacte do Programa de Filosofia para Crianças na educação de hoje como uma proposta que contribui, através dos seus métodos, para re-pensar a educação. Com efeito, inicialmente pensado para a instituição escolar, este programa pretende levar as crianças a “aprender a pensar melhor”, baseado no pensamento reflexivo e no diálogo investigativo. Para além disso, na implementação deste programa é fundamental a presença do professor como aquele que “faz acontecer” momentos de verdadeira reflexão filosófica, num processo em que o aluno é convidado a ser sujeito co-participante activo das suas aprendizagens. Como sabemos, a educação nem sempre tem privilegiado o hábito do pensamento reflexivo (será que a escola sufoca a capacidade de colocar perguntas?), pelo que a implementação deste programa ganha maior importância e significado na actualidade educativa em que se pretendem formar cidadãos conscientes, críticos e reflexivos.
URI: http://hdl.handle.net/10773/7264
ISBN: 978-972-8952-08-2
publisher version/DOI: ciec.iec.uminho.pt
source: 1º Congresso Internacional em Estudos da Criança - Infâncias Possíveis, Mundos Reais
appears in collectionsDE - Comunicações

files in this item

file description sizeformat
Filosofia para crianças.pdfDocumento principal119.57 kBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2