Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/7260
Title: | A violência na e da escola |
Author: | Pedro, A. |
Keywords: | Violência Escola Prevenção |
Issue Date: | 2007 |
Publisher: | Universidade da Madeira |
Abstract: | Este estudo trata da questão da violência escolar, quer a que ocorre na escola, fruto de pressões externas, culturais, sociais e familiares, quer a decorrente das estruturas de funcionamento e organização da própria escola, reflectindo-se em todos os que nela vivem e participam. No entanto, apesar de esta última forma de violência a que nos referimos -a violência institucional- ser a menos frequentemente referida, consideramos, por isso, fundamental intervir ao nível da formação inicial de professores, com o objectivo de melhorar a capacitação destes futuros profissionais permanentemente sujeitos à inovação educacional. Neste sentido, não quisemos deixar de contribuir para este objectivo através da criação do módulo de formação inicial, por nós desenvolvido, A violência na escola: formar para intervir, intervir para prevenir, no âmbito do Projecto Europeu NOVAS RES - Rede europeia de luta contra a violência na escola. Assim, abordar a questão da violência da e na escola mais não constitui do que uma oportunidade para reflectir sobre as suas finalidades e dinâmicas, bem como sobre a sua organização e funcionamento por forma a redefinir o modo, as exigências e as condições de vida dos cidadãos que a integram, bem como o papel que desejam vir a desempenhar na sociedade que os integra, reconhecendo os sujeitos como produtores de sentido(s). |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/7260 |
Publisher Version: | www3.uma.pt/blogs/dce/?page_id=62 |
Appears in Collections: | DEP - Comunicações |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Violência na e da escolaI.pdf | Documento principal | 92.79 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.