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 A melhoria da escola sob o prisma da avaliação
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/7197

title: A melhoria da escola sob o prisma da avaliação
authors: Melo, Cláudia Daniela Lopes
advisors: Mendes, António Augusto Neto
keywords: Administração do ensino
Avaliação da educação - Portugal
Qualidade da educação
Melhoria da educação
issue date: 2011
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: O presente trabalho visa perceber em que medida é que o Programa de Avaliação Externa das Escolas (AEE) está a contribuir para a melhoria das escolas. Conhecer as implicações que a AEE teve ao nível das práticas e resultados da escola; perceber se a AEE se constitui como um instrumento útil para os seus avaliados; problematizar a articulação entre os contributos da AEE e os seus dispositivos de auto-avaliação; conhecer o papel e os contributos dos diferentes actores da escola na auto-avaliação; compreender o contributo da AEE para a construção ou aperfeiçoamento do plano de melhoria; sintetizar os processos de melhoria operados, em curso e programados; e conhecer a importância que os actores atribuem à avaliação de escolas (tanto à AEE como à auto-avaliação) foram os sete objectivos que definimos com o intuito de orientar e explicitar o nosso estudo. A avaliação das escolas, com as constantes mudanças que a história da educação nos últimos 30 anos em Portugal apresenta, é determinante para garantir o controlo administrativo, a prestação de contas e a introdução de algumas acções de melhoria no sistema educativo. Optámos por realizar este estudo segundo uma abordagem de matriz qualitativa, elegendo o estudo de caso como a metodologia mais apropriada e a análise documental e a entrevista como técnicas de recolha de dados. Os resultados do caso estudado mostraram-se favoráveis aos propósitos da Inspecção Geral da Educação, uma vez que este processo de avaliação externa fomentou claramente o trabalho de auto-avaliação do Agrupamento e resultou numa oportunidade de melhoria ao nível do desenvolvimento organizacional, da qualidade de aprendizagens, dos resultados escolares dos alunos e do trabalho colaborativo dos diferentes actores escolares.

The current project aims to understand in what way the program “AEE - Avaliação Externa de Escolas” (School External Assessment) is helping school improvement. Knowing the implications that the “AEE” has had as far as school practice and school results are concerned; know if the “AEE” is itself a useful tool for its evaluation targets; problematize the articulation between the “AEE” contributions and its self-evaluation mechanisms; know the role and the contribution of the different actors at school in self-evaluation; understand the contribution of the “AEE” to the building or perfectioning of the improvement plan; synthetize the improvement processes which took place, are taking place or which are programmed; and recognise the importance that the actors give to school assessment (both the AEE and self-evaluation) – these are the seven aims we defined as a way of guiding and clarify our study. School assessment, within the constant changes that the history of education in Portugal has originated in the last 30 years, is fundamental to guarantee the administrative control, the account network and the introduction of some actions to improve the educational system. We have chosen to carry out this study under a “qualitative pattern” approach, thus electing case study as the most appropriate methodology as well as documental analysis and interview as techniques to obtain data. The results of the case under study proved favourable to the purposes of the “Inspecção Geral da Educação” (Education General Inspection), for this process of external assessment has clearly triggered the work of self-evaluation at the “Agrupamento” and has resulted in an opportunity to improve things like the organizational development, the quality of learning, the students´ school results and the cooperative work among the different school actors.
description: Mestrado em Ciências da Educação - Administração e Políticas Educativas
URI: http://hdl.handle.net/10773/7197
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