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 O conhecimento da fauna selvagem portuguesa em alunos do ensino básico
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/716

title: O conhecimento da fauna selvagem portuguesa em alunos do ensino básico
authors: Oliveira, Ana Cláudia Alves de Morais
advisors: Luís, António Manuel da Silva
keywords: Ensino das ciências biológicas
Fauna
Ensino básico 2º ciclo
Ensino básico 3º ciclo
issue date: 2006
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: O estudo pretende efectuar o diagnóstico do conhecimento que os alunos dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico, residentes no litoral de Portugal Continental, entre Espinho e a Figueira da Foz, revelam sobre a fauna selvagem local. A investigação pretende também reunir um conjunto de dados que auxiliem os professores das áreas curriculares disciplinares de Ciências da Natureza e de Ciências Naturais a promoverem estratégias de aprendizagem conducentes a um conhecimento mais efectivo na temática em apreço. O trabalho foi estruturado a partir das seguintes hipóteses de trabalho: • Os alunos dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico das escolas públicas da faixa costeira entre Espinho e a Figueira da Foz revelam um conhecimento diminuto no domínio da fauna selvagem local. • Os alunos dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico das escolas públicas da faixa costeira entre Espinho e a Figueira da Foz revelam um conhecimento vasto no domínio da fauna doméstica. • O conhecimento dos alunos, no domínio da fauna selvagem local, deriva do quotidiano e não da acção escolar. O estudo de diagnóstico foi efectuado numa amostra de 1200 alunos distribuídos, de forma mais ou menos equitativa, pelos 6º, 8º e 9º anos de escolaridade. Foram seleccionados doze estabelecimentos de ensino públicos, situados na faixa costeira delimitada. O instrumento de recolha de dados escolhido para o efeito foi o inquérito por questionário e os modelos de análise utilizados para o tratamento da informação foram o Modelo de Análise de Conteúdo e o Modelo de Análise Quantitativa, para o qual se recorreu ao programa informático Microsoft Excel 2000. Os resultados obtidos no questionário de diagnóstico corroboraram as hipóteses de trabalho que serviram de mobile da investigação. Tendo por base informações científicas recolhidas em torno do património natural da zona geográfica do estudo (habitats e biodiversidade faunística) e a discussão dos resultados obtidos no questionário de diagnóstico, foram sugeridas algumas propostas didácticas de âmbito escolar. ABSTRACT: The research aims to make a diagnosis of the knowledge of students from the 5th to the 9th grade, residing on the coastline in continental Portugal between Espinho and Figueira da Foz, about their local wild fauna. The study also intends to gather scientific data, and produce didactic orientations to help teachers of Science courses to promote learning strategies that will lead to a real knowledge of their students about the subject. The research was developed starting from the following hypothesis: • Students from the 5th to the 9th grade of public schools on the coastline in continental Portugal between Espinho and Figueira da Foz reveal a very small knowledge of the local wild fauna. • Students from the 5th to the 9th grade of public schools on the coastline in continental Portugal between Espinho and Figueira da Foz reveal a vast knowledge on the domestic fauna. • The student’s knowledge on local wild fauna derives from daily experience, not from school intervention. The diagnosis study was made from a sample of 1194 students distributed in a fairly equitable manner trough the 6th, 8th and 9th grades. Twelve public schools were selected, situated on the coastline, between Espinho and Figueira da Foz. The process of data gathering was made from inquiry by questionnaire and the analysis models for information treatment were Contents Analysis Model and Quantitative Analysis Model, using the Microsoft Excel 2000 application. The results confirmed the hypothesis which were the mobile of the investigation. Having gathered scientific data of the natural patrimony of the geographic area in study (habitats, fauna biodiversity), important knowledge on legislation and environmental organizations, and the discussion of the results of the inquiry, some suggestions were made concerning possible learning situations.
URI: http://hdl.handle.net/10773/716
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