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 Aprendizagem ao longo da vida: desafios ao ensino superior para a estratégia EU 2020
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/7120

title: Aprendizagem ao longo da vida: desafios ao ensino superior para a estratégia EU 2020
authors: Meireles-Coelho, Carlos
Neves, Maria de Fátima
keywords: aprendizagem ao longo da vida
competências
trabalho
ensino superior
estratégia EU 2020
issue date: 2010
publisher: Universidade de Évora
abstract: A Estratégia de Lisboa centrou-se no emprego, reforma económica e coesão social, para uma economia e sociedade inovadoras, competitivas e sustentáveis, baseadas no conhecimento pela investigação e desenvolvimento, e nas competências necessárias para aí viver e trabalhar. A Declaração de Bolonha lançou nas universidades europeias o desafio da comparabilidade, empregabilidade, competitividade, mobilidade, qualidade e dimensão europeia. O Tratado de Lisboa veio reforçar o funcionamento da União Europeia e a Carta dos Direitos Fundamentais consagra o direito a trabalhar em qualquer Estado-Membro. A Estratégia Europa 2020 vem agora estabelecer como prioridade o crescimento inteligente, sustentável e inclusivo, tendo como pilares: o emprego; a investigação e inovação; as alterações climáticas e energia; a educação; e a luta contra a pobreza. E aponta para: adequar o sistema educativo ao quadro europeu e nacional de qualificações, orientando melhor a aprendizagem para as necessidades do mercado de trabalho; melhorar os resultados escolares pelo desenvolvimento das competências-chave e redução do abandono escolar precoce; investir eficientemente a todos os níveis do sistema educativo e de formação para melhorar a qualidade global e, em particular, a situação de emprego dos jovens; orientar os currículos escolares para a criatividade, inovação e empreendedorismo; promover o empreendedorismo, aprendizagem profissional, estágios ou outras experiências laborais, bem como os serviços de orientação e aconselhamento; promover o reconhecimento da aprendizagem não formal e informal. Esta estratégia encontra-se em discussão pública e é o tempo de discutir os seus objectivos e a contribuição que o ensino superior e cada instituição podem dar para esta estratégia.
URI: http://hdl.handle.net/10773/7120
ISBN: 978-989-96656-3-7
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