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 Comportamento de barreiras acústicas em Portugal
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/692

title: Comportamento de barreiras acústicas em Portugal
authors: Xavier, Sónia Andrea
advisors: Samagaio, António José Barbosa
keywords: Engenharia do ambiente
Tráfego rodoviário
Poluição sonora
Redução de ruído
Barreiras acústicas
issue date: 2009
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: As infra-estruturas de transporte estão sujeitas ao cumprimento de valores limite fixados no Regulamento Geral de Ruído, sendo por vezes necessário a adopção de medidas de redução de ruído. As barreiras acústicas surgem como uma das medidas mais utilizadas em termos de redução de ruído no meio de propagação, permitindo de forma eficaz e relativamente económica, o isolamento de áreas habitadas que se encontram na proximidade de estradas. Na presente dissertação pretendeu-se avaliar o comportamento de barreiras acústicas, através da determinação da perda por inserção in situ. Foram considerados três casos de estudo, nomeadamente a barreira Meurin (betão pré-fabricado), SonicBloco (alvenaria) e Metal (alumínio). A metodologia aplicada consistiu no método indirecto especificado na norma ISO 10847:1997, visto que as três barreiras em estudo já se encontravam instaladas no local. A aplicação da norma permitiu avaliar de uma forma simples e prática, o desempenho global das barreiras face às condições específicas em que se encontravam. Entre os três casos de estudo, a barreira de Metal demonstrou melhor eficácia, apresentando o valor de perda por inserção mais elevado. As barreiras Meurin e SonicBloco apresentaram uma eficácia menor para os locais onde estavam instaladas. A aplicação do método em diferentes locais permitiu de um modo expedito avaliar o efeito dos factores extrínsecos no desempenho de barreiras acústicas no exterior.

The construction of a road transport infra-structure has to satisfy noise limits defined in legislation. Therefore, sometimes it is necessary to implement noise reduction measures in order to minimize noise impacts on population. Noise barriers are one of the main measures used when minimizing noise on the propagation path. They can efficiently and economically be used to reduce noise between a source and a receiver such as in residential areas that stand near highways. The present dissertation pretended to study the performance of noise barriers by in situ determination of the barrier’s insertion loss. There were considered three case studies such as Meurin barrier (pre-fabricated concrete barrier), SonicBloco barrier and a Metal barrier. The method applied consisted on the indirect method specified in the ISO 10847:1997 because in all situations the barriers were already installed. The use of this method allowed determining the barrier’s performance in a simple and straightforward way, in the exact conditions in which they were. The Metal barrier showed a higher insertion loss. Meurin and SonicBloco barriers showed a poor efficiency for the locations they were at. The application of the method at different places allowed judging empirically the external conditions that effect barriers’ performance outdoors.
description: Mestrado em Engenharia do Ambiente
URI: http://hdl.handle.net/10773/692
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UA - Dissertações de mestrado

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