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 O processo de avaliação e certificação de manuais escolares: área curricular disciplinar de estudo do meio do 1º ano de escolaridade
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/6794

title: O processo de avaliação e certificação de manuais escolares: área curricular disciplinar de estudo do meio do 1º ano de escolaridade
authors: Peixinho, Joana Isabel Pinheiro
advisors: Vieira, Rui Marques
keywords: Manuais escolares
Avaliação da qualidade
Certificação de qualidade
Ensino básico 1º ciclo: Portugal
issue date: 2011
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: O presente trabalho tem como temática o actual processo de avaliação e certificação de manuais escolares. Os da área curricular de Estudo do Meio do 1.º ano de escolaridade foram objecto de avaliação por parte de equipas científico-pedagógicas, com intuito da atribuição da certificação, para serem objecto de adopção pelas escolas/agrupamentos de escolas no ano lectivo 2010/2011. Este processo, tendo como objectivos centrais o de garantir a qualidade científica e pedagógica, assegurar a sua conformidade com o currículo nacional e programas e atestar que constituem instrumento promotor do sucesso educativo, além da sua novidade não foi, ao que se conhece, estudado. Neste contexto procurou-se averiguar como foi operacionalizado e de que modo contribuiu para a qualidade dos manuais escolares da área curricular disciplinar de Estudo do Meio do 1.º ano de escolaridade. Deste modo, este estudo pretendeu dar resposta a três questões: Como se efectua o novo processo de avaliação e certificação dos manuais escolares de Estudo do Meio? Que importância os autores/editores e entidades avaliadoras e certificadoras atribuem a este processo? Qual o impacte da avaliação e certificação dos manuais escolares na sua qualidade? O estudo é de natureza qualitativa com características de um estudo exploratório descritivo-interpretativo. Para a recolha de dados foram utilizadas duas técnicas: a análise documental e o inquérito por entrevista. A análise documental incidiu na legislação e nos relatórios finais de avaliação realizados pelas equipas científico-pedagógicas; a entrevista, do tipo semi-estruturada, foi efectuada a autores e a membros das equipas científico-pedagógicas que se disponibilizaram a contribuir para este estudo. Relativamente aos resultados obtidos verificou-se que os relatórios finais de avaliação dos manuais escolares da área disciplinar curricular de Estudo do Meio do 1.º ano de escolaridade revelam que a estes manuais foram propostas alterações a vários níveis (nomeadamente, linguísticos, científicos, pedagógico-didácticos e conceptuais); no que diz respeito às entrevistas aos autores e membros das equipas científico-pedagógicas, apesar de concordantes com o processo e apontando diversas mais-valias deste (particularmente a melhoria dos manuais escolares no que concerne à sua qualidade científica e pedagógico-didáctica), evidenciaram algumas falhas que devem ser objecto de reflexão.

This current work holds as its main theme the current process of evaluation and certification for school text books. Books taken from the national curriculum for Social Studies education at keystage 1 educational level were subject to evaluation by scientific-learning teams, with the aim of certification, in order to be adopted by schools/schools groups for the academic year 2010/2011. This process, having as a central objective to guarantee scientific and learning qualities, ensures its conformity with the national curriculum and programs to certify that they constitute as a promoting instrument for educational success. Whilst this process is relatively new, it hasn´t as yet been subject to any known study. Within this context, the aim was to investigate how this process was implemented and how it has contributed to the general quality of school text books in the curricular subject of Social Studies education at the keystage 1 educational level. In this way, this study aims to answer three questions: How is the evaluation and certification process for school text books in Social Studies education carried out? What importance do authors/publishers and certifying bodies attribute to this process? What is the impact of the evaluation and certification of school text books in terms of quality? The study is of a qualitative nature with the characteristics of an exploratory descriptive-interpretative one. For data collection two techniques were used: documental analysis and survey interviews. The documental analysis focused upon current legislation and on the final reports from the evaluation carried out by the scientific-learning teams; the interview, in a semi-structured form, was carried out upon authors and members of the scientific-leaning teams who made themselves available for contribution to this study. In relation to the results obtained it was noted that the final reports for text books in the curricular subject of Social Studies education at the Keystage 1 educational level revealed that these books were subject to a number of alterations (namely in linguistic, scientific, didactic learning and conceptual terms). With regard to the interviews with the evaluation process and outlining the many advantages or pros of said evaluations (in particular the rise in quality of school course books in terms of scientific quality and didactic learning), some faults were uncovered which should be subject to further consideration.
description: Mestrado em Ciências da Educação - Avaliação
URI: http://hdl.handle.net/10773/6794
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