DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Educação > DE - Artigos >
 Actividades de enriquecimento curricular no 1º Ciclo do Ensino Básico: um olhar sobre a avaliação
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/6775

title: Actividades de enriquecimento curricular no 1º Ciclo do Ensino Básico: um olhar sobre a avaliação
authors: Neves, Rui
keywords: Escola 1º Ciclo
Actividades de enriquecimento curricular
Professores
Alunos
Avaliação
issue date: Jul-2010
publisher: Universidade de Aveiro, Centro de Investigação em Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores
abstract: Este texto centrado sobre as Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC) na escola do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) pretende reflectir sobre os desafios da avaliação nesta componente educativa em generalização neste nível de ensino. Para isso, são previamente enquadradas questões conceptuais das AEC no actual contexto da realidade das escolas e equacionadas a natureza, o papel e características da sua avaliação contextualizada. Tendo como ponto de partida o enquadramento legislativo das AEC, são utilizados dados identificados em vários relatórios nacionais e internacionais, bem como relatos de realidades locais que ilustram as suas práticas educativas. Decorrente destas reflexões, são enunciados princípios e propostas de equacionar e operacionalizar a avaliação nas e das AEC na escola do 1º CEB.

The present text, focussing on Curricular Enrichment Activities (CEA) in primary education, aims at reflecting about the assessment challenges of this educational component that is under generalisation in this level of teaching. For that purpose we first discuss the conceptual issues of CEA within the present context of the reality of schools and equate the nature, role and characteristics of their contextualised assessment. Taking the legislative background of CEA as a starting point we will use data identified in various national and international reports as well as local reality testimonies that illustrate CEA educational practices. From these reflections we offer principles and proposals with a view to equating and performing assessment in and of CEA in primary education schools.

Cet article a pour but de réfléchir sur l’évaluation des Activités Extra-Curriculaires (AEC) dans le cadre de l’enseignement primaire. On analyse, du point de vue théorique, le rôle joué par les AEC dans ce niveau d’enseignement, ainsi que la nature et les caractéristiques spécifiques de son évaluation dans ce contexte. Les données analysées sont issues de rapports nationaux et internationaux (ayant pour base les lois qui soutiennent les AEC) et des rapports locaux traitant plus directement de pratiques éducatives courantes. L’analyse débouche sur un ensemble de recommandations concernant les pratiques et l’évaluation attachées aux AEC dans les écoles primaires portugaises.
URI: http://hdl.handle.net/10773/6775
ISSN: 1647-3582
publisher version/DOI: http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/931/865
source: Indagatio Didactica
appears in collectionsDE - Artigos

files in this item

file description sizeformat
Indagatio_RN_931-3243-1-PB.pdf678.54 kBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2