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 Aspectos interpretativos em quartetos de cordas de Heitor Villa-Lobos
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/6742

title: Aspectos interpretativos em quartetos de cordas de Heitor Villa-Lobos
authors: Borges, Milena Maueski Leite de Camargo
advisors: Marinho, Helena
Lloyd, David
keywords: Musicologia
Análise musical
Instrumentos de cordas
issue date: 2011
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Este trabalho tem por finalidade fazer um estudo interpretativo do primeiro, quinto e décimo sétimo Quartetos de cordas de Heitor Villa-Lobos, situá-los dentro da esfera nacionalista, e abordar questões técnicas que auxiliem os instrumentistas na execução dos mesmos. Composto em 1915, ano que marca o início de sua apresentação oficial como compositor no Rio de Janeiro, o Primeiro Quarteto é uma suíte de seis pequenas peças, onde Villa-Lobos começa a mostrar traços de seu interesse pela cultura popular brasileira. O Quinto Quarteto, escrito em 1931, inicia a série de composição dos Quartetos nacionalistas e é considerado o primeiro dos quartetos populares. O primeiro e o último andamento são baseados em cantigas tradicionais brasileiras. O Décimo Sétimo Quarteto foi composto em 1957 e Villa-Lobos nunca chegou a escutá-lo. Possui quatro andamentos e uma linguagem harmônica mais elaborada. Os aspectos interpretativos de cada Quarteto foram estudados separadamente por andamentos, mostrando suas características bem como as ideias musicais propostas pelo compositor.

This work aims to undertake an interpretive study of the First, Fifth and Seventeenth String Quartets of Heitor Villa-Lobos, addressing technical issues that may help performers. Composed in 1915, the year of Villas-Lobos’ official presentation as composer in Rio de Janeiro, the First Quartet is a suite of six short pieces, in which Villa-Lobos began to display his interest in Brazilian popular culture. The Fifth Quartet, composed in 1931, begins a series of nationalistic Quartets and is considered the first of the popular quartets. The first and last movements are based on traditional Brazilian songs. The Seventeenth Quartet was composed in 1957, and Villa-Lobos never heard it. It has four movements and a more elaborate harmonic language. The interpretive aspects of each quartet were studied separately for each movement, discussing their characteristics as well as the musical ideas proposed by the composer.
description: Mestrado em Música
URI: http://hdl.handle.net/10773/6742
appears in collectionsDECA - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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