DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Comunicação e Arte > DECA - Dissertações de mestrado >
 SIC K no facebook: dinamização e participação das crianças
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/6605

title: SIC K no facebook: dinamização e participação das crianças
authors: Moutinho, Tiago da Conceição
advisors: Lopes, Maria da Conceição Oliveira
keywords: Comunicação multimédia
Comunicação audiovisual
Programas televisivos
Televisão
Internet
Redes sociais
Estratégias de comunicação
Crianças em idade escolar
Adolescentes
issue date: 2011
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: A convergência entre televisão e Internet é uma realidade que pode potenciar a participação ativa dos telespectadores com os responsáveis pela programação. O canal temático da SIC, o SIC K, único canal português especializado em programação infanto-juvenil é um exemplo desta convergência, que utiliza o Facebook como estratégia de dinamização da participação ativa e fidelização dos seus telespectadores. A dissertação que se apresenta tem por finalidade elaborar um estudo de caso que contribua para a o estudo das estratégias de comunicação com os públicos infanto-juvenis ou outros potenciais espectadores do canal SIC K, no Facebook. Pretende-se ainda avaliar o impacto dessas estratégias na participação ativa dos referidos públicos, no Facebook do SIC K . Neste sentido definiram-se dois conjuntos de objectivos, os relativos à participação da equipa SIC K no Facebook e os relativos à participação de públicos infanto-juvenis e outros (telespectadores), no Facebook do canal SIC K. Relativamente à equipa SIC K pretende-se identificar quais são os temas dominantes da estratégia de participação, nomeadamente, sobre os temas: programação; quotidiano; eventos; inter-relação com os participantes e frequência de participação. Relativamente aos participantes (telespectadores do SIC K) no Facebook pretende-se identificar: a natureza da relação da participação destes com os temas colocados pela equipa do SIC K, nomeadamente: programação, quotidiano, eventos, natureza da relação (exterior ou implicada) dos temas da sua participação com os temas da equipa do SIC K.

The convergence between television and the Internet is a reality that can enhance the active participation of viewers with the charge of programming. The SIC thematic channel, the SIC K, is the only Portuguese channel specialized in juvenile programming is an example of this convergence, which uses Facebook as a strategy for fostering the active participation and loyalty of its viewers. The paper presented here is intended to prepare a case study that contributes to the study of communication strategies with young audiences or potential viewers of the SIC K, on Facebook. Also it assess the impact of these strategies in the active participation of the public referred to in the SIC K Facebook. For that reason we defined two sets of objectives, first in respect to the SIC K team regarding the participation on Facebook and second to the participation of public on the SIC K Facebook page. In respect to the SIC K team we aim to identify which are the dominant themes of the participation strategy, particularly on the topics: programming; day-to-day life, events, inter- relationship between participants and frequency of participation. For viewers of the SIC K which participate on Facebook is intended to identify: the nature of the participation of these issues on the team in the SIC K, including: programming, daily life, events, nature of the relationship (outside or implied) of themes of his involvement with the issues triggered by the SIC K team.
description: Mestrado em Comunicação e Multimédia
URI: http://hdl.handle.net/10773/6605
appears in collectionsDECA - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

files in this item

file description sizeformat
5414.pdf9.17 MBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2