DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Instituto Superior de Contabilidade e Administração > ISCA - Comunicações >
 Metodologias PBL (project-based learning): um desafio para a melhoria do desempenho no ensino superior profissionalizante?
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/6494

title: Metodologias PBL (project-based learning): um desafio para a melhoria do desempenho no ensino superior profissionalizante?
authors: Pinheiro, Margarida M.
keywords: Ensino superior
PBL
Desempenho
Motivação
issue date: Sep-2008
abstract: O artigo que apresentamos faz parte de uma investigação mais alargada sobre metodologias PBL (quer numa vertente de project-based learning quer de problembased learning) no ensino superior profissionalizante. Tendo por base esta problemática, o foco do nosso trabalho centra-se na análise e interpretação das formas como as alterações promovidas pelas metodologias PBL produzem implicações ao nível das motivações e desempenhos dos alunos. Com esta orientação, o estudo empírico que se desenvolve é abordado sob a forma de estudo de caso, que assume como seu objecto a disciplina de Projecto Profissional ministrada no Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro (ISCA-UA). Como instrumentos de recolha de informação, utilizam-se questionários e entrevistas, sendo os dados tratados com recurso quer a ferramentas estatísticas quer a ferramentas de análise de conteúdo. Acentuando a importância de os resultados poderem contribuir para a construção do conhecimento sobre as metodologias de ensino a nível da educação superior, consideramos que os principais contributos deste trabalho se situam: na reabilitação do insucesso manifestada nos mecanismos de feedback inerentes ao desenvolvimento pedagógico das metodologias, e na dupla vertente motivacional que engloba componentes intrínsecas e extrínsecas ao estudante. Mais ainda, parece ser necessária uma atenção cuidada e balizada das competências verdadeiramente valorizadas pelas entidades empregadoras
URI: http://hdl.handle.net/10773/6494
source: Conferência Internacional Modelos de Governação e de Gestão do Ensino Superior – Uma Perspectiva Global
appears in collectionsISCA - Comunicações

files in this item

file description sizeformat
Paper_GMMHE_2008.pdfDocumento principal108.82 kBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2