DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Comunicação e Arte > DECA - Dissertações de mestrado >
 Música contemporânea para saxofone no ensino secundário
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/6375

title: Música contemporânea para saxofone no ensino secundário
authors: Costa, Tiago António Nunes da
advisors: Zoudilkine, Evgueni
keywords: Educação musical
Música contemporânea - Ensino secundário
Técnicas musicais
Técnicas instrumentais
Música para instrumentos de sopro
issue date: 2011
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: A realização deste trabalho prende-se com a identificação de uma lacuna no ensino vocacional da música no nível secundário, concretamente no ensino do saxofone. Tendo em conta que o saxofone é um instrumento recente e com um repertório exíguo, particular e com um carácter contemporâneo esta lacuna existente carece de análise e atenção. Nos planos curriculares de saxofone pode verificar-se que o estudo da música contemporânea não é contemplado. Assim sendo, com este trabalho procura-se perceber e contextualizar esta problemática através de uma reflexão sobre a música contemporânea e o ensino do saxofone. Além disso, pretende-se compreender as potencialidades da música contemporânea no que diz respeito ao desenvolvimento técnico e musical dos alunos que frequentam o ensino vocacional da música no nível secundário. Mais do que isto, pretende-se também perceber qual o impacto que a linguagem contemporânea pode ter na performance do habitual repertório tradicional neste nível de ensino. Em suma, este estudo tenta contextualizar a realidade que é a ausência da música contemporânea nos planos de estudos de saxofone no ensino vocacional da música no nível secundário. De igual modo apresenta a música contemporânea como um veículo para o desenvolvimento musical dos alunos com vista a uma formação mais completa proporcionando novas experiências que contribuem para a compreensão de um universo musical mais alargado.

The proposit of this work is present a gap in the musical education, precisely in the case of the saxophone. The saxophone is a recent instrument with a very specific repertory and contemporary. So it´s important give some attention to this problem. In the curricular plans of the vocational music schools the contemporary music simply not appears. In this work the concern is understand and make the context of the problem with a reflection about the contemporary music and saxophone teaching. More than this the objective is also understand the contemporary music vantages concerning the technical and musical development of music students. Also important it´s realize if and wich impact can have this musical style in performance of the traditional repertory played in the secondary music schools. In resume this work present the gap wich is the ausence of contemporary music. At the same time present the contemporary music like a valid possibility for the musical development of music students with the great objective of give news opportunities and new musical experiences and at the same time make a contribution for a largest comprehension of the musical universe.
description: Mestrado em Educação musical
URI: http://hdl.handle.net/10773/6375
appears in collectionsDECA - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

files in this item

file description sizeformat
5140.pdf595.57 kBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2