DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Comunicação e Arte > DECA - Dissertações de mestrado >
 Da ideia ao projecto - uma abordagem à arte contemporânea em EVT
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/6343

title: Da ideia ao projecto - uma abordagem à arte contemporânea em EVT
authors: Vargues, Ângela Cristina Matias Correia
advisors: Bastos, Paulo Bernardino das Neves
keywords: Criação artística
Educação artística - Ensino básico 2º ciclo - Aveiro (Portugal)
Arte moderna
Trabalho de projecto
Actividades de aprendizagem
Aprendizagem pela descoberta
issue date: 2011
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: As sucessivas transformações que caraterizam a atualidade propõem novas configurações, onde o sistema educativo desempenha um dos mais importantes papéis, procurando dar resposta às necessidades que vão surgindo ao longo dos tempos. A procura de novas práticas e metodologias é uma constante, tentando acompanhar a quantidade de informação e a facilidade de acesso ao conhecimento. A diversidade de recursos e o cruzamento de várias disciplinas apresentam-se como componentes deste processo, a que designamos contemporâneo. Este estudo coloca a importância da Educação Artística através de uma abordagem à arte contemporânea, na disciplina de Educação Visual e Tecnológica. Foi elaborado através do desenvolvimento de um projeto, organizado em três Momentos, que visa aproximar diferentes linguagens. Exploram-se novas possibilidades a utilizar em contexto educativo, promovendo uma aprendizagem significativa, em que os alunos resolvem na prática o seu processo de descoberta. É uma proposta que pretende ressituar a exploração da disciplina no contexto atual. O Meio surge como o dispositivo para desenvolver olhares diferentes a partir do habitual, em que se valoriza o processo de experimentação para desenvolver nos alunos o seu sentido estético e artístico.

The successive transformations that characterize the current days propose new patterns, where the education system plays a major role, seeking to give an answer to the needs that arise over time. The search for new methodologies and practices is relentless and tries to follow to the amount of information and the ease access to knowledge. The diversity of resources and the meeting of numerous subjects are components of this process, which is called contemporary. This study raises the importance of Arts Education through an approach to contemporary art in the school subject of Visual and Technological Education. It was prepared in a three-moment project, which aims to bring together different languages. It explores new possibilities to develop in an educational context that encourages significant learning in which students give answers to their on-going discovery process. It is a proposal that intends to resituate the exploration of the subject Visual and Technological Education in the current context. The Environment rises as a device that, from the usual, develops different looks, in which the experimentation process is central to grow students artistic and aesthetic sense.
description: Mestrado em Criação Artística e Contemporânea
URI: http://hdl.handle.net/10773/6343
appears in collectionsDECA - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

files in this item

file description sizeformat
5496.pdf245.59 MBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2