DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Educação > DE - Dissertações de mestrado >
 Representações de professores sobre a interacção leitura-escrita
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/6340

title: Representações de professores sobre a interacção leitura-escrita
authors: Gomes, Bárbara Oliveira Nogueira de Sousa Cardoso
advisors: Sá, Cristina Manuela
keywords: Ensino da língua materna
Língua portuguesa: Ensino básico 1º ciclo
Ensino da leitura
Ensino da escrita
Professores do básico 1º ciclo
Papel dos professores
issue date: 2011
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: O nosso estudo visava identificar e caracterizar representações de professores do 1º Ciclo do Ensino Básico sobre a interacção leitura-escrita e compreender o impacte que as mesmas poderiam ter no processo de ensino/aprendizagem da língua portuguesa. Os dados foram recolhidos a partir de um questionário passado a professores do 1º Ciclo do Ensino Básico e submetidos a uma análise de conteúdo. Concluiu-se que os professores inquiridos tinham concepções muito tradicionais não só sobre a leitura, a escrita e a sua interacção, como também acerca da forma de as operacionalizar através de uma abordagem transversal do ensino/aprendizagem da língua portuguesa. Na sua sequência, foram apresentadas sugestões relativas a estratégias de promoção da interacção leitura-escrita no âmbito de uma abordagem transversal do ensino/aprendizagem da língua portuguesa.

This study was aimed to identify and describe the conceptions of primary school teachers on the interaction reading-writing and to understand the influence they can have on the teaching/learning of the mother tongue. Data were collected by means of a questionnaire and submitted to content analysis. The results revealed that these teachers had rather conservative conceptions, concerning not only the nature of reading, writing and their interaction, but also the way of teaching them. Following this study, suggestions are presented concerning adequate strategies to make good use of the interaction of reading-writing within a transversal approach of the teaching/learning of mother tongue.
description: Mestrado em Didáctica - Línguas para Educadores de Infância e Professores do 1º e 2º CEB
URI: http://hdl.handle.net/10773/6340
appears in collectionsDE - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

files in this item

file description sizeformat
5236.pdf2.11 MBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2