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 Documentário português no século XXI: retrato de um país
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/6242

title: Documentário português no século XXI: retrato de um país
authors: Tavares, Celme Cristina de Jesus
advisors: Valente, António Manuel Dias Costa
Rosário, Manuela Maria Fernandes Penafria
keywords: Cinema
Cinematografia
Documentários cinematográficos - História - Portugal
Análise cinematográfica
Vídeo digital
issue date: 2011
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: O presente trabalho propõe-se abordar as mais significativas fases da história recente do documentário em Portugal. Na primeira década do século XXI, o filme documental em Portugal tem uma atividade só paralela, com os anos que se seguiram ao 25 de Abril de 1974. O aparecimento das câmaras digitais terá tido certamente influência no aumento de produções de documentários e no dinamismo que o género experienciou no país com o virar do século. No quadro teórico propõe-se a reflexão em torno da ontologia do documentário, destacando a vertente criativa e as questões de representatividade numa época e implementação da imagem digital. Percorre-se de modo sucinto alguns momentos da história do documentário português, os seus valores e as suas dificuldades, características ainda hoje presentes e influentes na produção contemporânea. Contempla uma apresentação dos diferentes meios de divulgação do género e a importante colaboração de diversos agentes ligados à área do documentarismo, bem como a análise de filmes, que contribuem para o conhecimento e valorização do género, e a representação de um país.

The present thesis proposes an approach to the most significant stages of the recent documentary film history in Portugal. In the first decade of the XXI century, the documentary film in Portugal can only be compared with the years that followed the 25th of April 1974. The rise of the digital cameras contributed to an increase of documentary film `s production and to the drive that the genre experienced in Portugal with the turn of the century. In a theoretical framework, this dissertation aims to an analysis regarding the documentary ontology, hence highlighting its creative components and its role in an era of digital media implementation. We will examine particular moments of the Portuguese documentary film history, its strengths and difficulties, hallmarks that continue to be present on today´s contemporary production. It contemplates a presentation of the different means of dissemination of the genre and the noteworthy cooperation of various agents connected to the documentary film field. It also features an analysis of the films that contribute to the recognition and value of the genre and its representation of a country.
description: Mestrado em Comunicação Multimédia
URI: http://hdl.handle.net/10773/6242
appears in collectionsDECA - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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