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 Ferramentas gráficas para preparação de dados e visualização de resultados de um programa de análise não-linear de pórticos planos
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/6212

title: Ferramentas gráficas para preparação de dados e visualização de resultados de um programa de análise não-linear de pórticos planos
authors: Rodrigues, H.
Varum, H.
Romão, X.
Costa, A.
keywords: Análise não-linear dinâmica de estruturas
Interface gráfico
issue date: 2004
publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora
abstract: As análises não-lineares permitem reproduzir melhor o comportamento real das estruturas. No entanto, estas análises geram uma enorme quantidade de informação, o que coloca ao utilizador grandes dificuldades na interpretação destes resultados. Este facto é ainda mais significativo nas análises não-lineares dinâmicas. Apesar de nos últimos anos terem ocorrido grandes avanços na modelação do comportamento não-linear de estruturas, associados por um lado ao desenvolvimento de algoritmos de cálculo mais rápidos e fiáveis, e por outro, ao rápido desenvolvimento das potencialidades computacionais, a visualização gráfica ao nível do pré e pós-processamento não se encontra muito desenvolvida. Assim, para fazer face a esta lacuna, foi desenvolvido um processador gráfico, VISUALANL, orientado para um programa de análise não-linear dinâmica de estruturas reticuladas planas, PORANL, de forma a tornar o mesmo mais amigável, fomentando a utilização deste tipo de análises. O programa PORANL permite representar o comportamento não-linear e histerético, associado à flexão, de elementos de betão armado, para solicitações estáticas e/ou dinâmicas. Com esta ferramenta gráfica, associada ao programa de cálculo estrutural PORANL, o utilizador consegue de uma forma interactiva e intuitiva definir o modelo estrutural, e visualizar os resultados do mesmo, em termos de modos de vibração, diagramas de esforços, deformadas, evoluções no tempo de esforços, deslocamentos e deformações.
URI: http://hdl.handle.net/10773/6212
source: Engenharia Estudo e Pesquisa
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