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 E-portefólios para a gestão da identidade digital: estudo de caso da plataforma Sapo Campus Escolas
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/6200

title: E-portefólios para a gestão da identidade digital: estudo de caso da plataforma Sapo Campus Escolas
authors: Neves, Alexandre
advisors: Pedro, Luís Francisco Mendes Gabriel
Santos, Carlos Manuel das Neves
keywords: Comunicação multimédia
Comunicação interpessoal
Identidade social
Internet: Web 2.0
Comunidades virtuais
Interacção homem-computador
Serviços web: Ensino básico: Ensino secundário
Portfólio
issue date: 2011
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: A presente investigação acompanha a concetualização e o desenvolvimento de um serviço de e-portefólios integrado na plataforma SAPO Campus Escolas e baseado em ferramentas e conceitos da Web 2.0. Ao disponibilizar os meios para que os membros desta plataforma possam criar um e-portefólio, destacando conteúdo consoante um dado contexto, objetivo e audiência, pretende-se responder à problemática referente à gestão das suas identidades digitais. De forma a melhor abordar este problema de investigação tornou-se crucial estudar os conceitos que lhe estão subjacentes. Assim, começou-se por abordar o conceito de identidade digital e o impacto que as tecnologias de informação e comunicação tiveram no seu processo de construção. Para melhor entender esse impacto analisaram-se os conceitos da Web 2.0 e as principais mudanças trazidas pela Web Squared, assim como as ferramentas Web 2.0 da atualidade para uso em contexto educacional. É também apresentado o conceito por detrás da plataforma SAPO Campus Escolas e a sua componente de identidade digital, sobre a qual este estudo incide. Por fim, é exposto de forma sucinta o conceito de eportefólio e feita uma análise a vários serviços Web que compõe o estado da arte nesta área de forma a compreender quais as funcionalidades mais importantes a ter em conta na fase de desenvolvimento. Após esta fase procedeu-se à realização de testes de usabilidade junto dos diferentes públicos-alvos que, potencialmente, poderão usar este serviço no sentido de determinar quais as vantagens e desvantagens do serviço desenvolvido, assim como quais as suas áreas mais problemáticas. Apesar dos resultados serem, em geral, bastante satisfatórios, foram identificadas algumas funcionalidades em que o paradigma de interação não é o mais adequado. Como resposta a estes resultados são apresentadas soluções para o futuro desenvolvimento da aplicação, tanto ao nível de correções, como ao nível de novas funcionalidades.

The following research presents the conceptualization and development of an e-portfolio application based on Web 2.0 tools and concepts, and as part of a larger platform, the SAPO Campus Escolas platform. Providing the means for its users to create an e-portfolio highlighting content by context, purpose and audience, this study aims to respond to issues regarding the management of users’ digital identities. To correctly address these research topics it became crucial to study all the concepts that underlie them, starting by digital identity and the impact it suffered from the use of technologies of information and communication. To better understand this impact, Web 2.0 concepts and tools (for education) were analyzed, as well as the major changes brought by the Web Squared concept. Also presented is the concept behind SAPO Campus Escolas and its approach on digital identity which this study aims to improve. Finally, a quick analysis is made on e-portfolios, and various services that make up the state of the art in this area are studied in order to understand the most important features to consider in the development phase. After this phase a series of usability tests with the various targeted audiences was conducted in order to determine the advantages and disadvantages of the service, as well as, potential usability problems. Despite the positive results, a number of features whose interaction paradigm is not adequate were identified. In response to these results a series of solutions are presented for future development, both in terms of corrections and new features.
description: Mestrado em Comunicação Multimédia
URI: http://hdl.handle.net/10773/6200
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