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 Gestão escolar e culturas docentes: o público e o privado em análise
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/6004

title: Gestão escolar e culturas docentes: o público e o privado em análise
authors: Frota, Ana Paula da Rocha Alves
advisors: Costa, Jorge Adelino
keywords: Administração do ensino
Educação comparada - Ensino secundário - Lisboa (Portugal)
Ensino oficial
Ensino particular
Cultura organizacional
issue date: 2011
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: A presente investigação tem como objecto a cultura profissional docente e a gestão escolar das escolas públicas e privadas em estudo comparado. Entre a cultura organizacional e a cultura profissional existe uma relação dialéctica em que os dois tipos de cultura se influenciam reciprocamente. Em nossa opinião, a cultura profissional docente é influenciada pela cultura da organização, dependendo esta da gestão e liderança escolares. Ao pretendermos comparar a cultura docente no ensino público e privado teremos que analisar primeiro as problemáticas inerentes aos dois tipos de instituição, no que as aproxima e no que as distingue, não só, no que se refere ao seu funcionamento e organização, mas também ao tipo de cultura escolar e cultura docente dominantes. Justifica-se, assim, que abordemos no decurso do estudo questões variadas, dada a natureza complexa da “cultura profissional docente” que surge em estreita ligação com outras variáveis, como a gestão e liderança escolares. No que respeita à metodologia de investigação seguida, metodologia qualitativa e quantitativa, o estudo comparativo incidiu apenas em duas escolas públicas e duas escolas privadas – estudo de caso múltiplo. No que se refere aos instrumentos de recolha de informação, decidimos fazer um inquérito por questionário aos professores dos dois tipos de ensino e uma entrevista aos seus Directores. A opção pela metodologia mista surge como a mais conveniente e adequada à consecução dos objectivos desta investigação. A nossa hipótese de trabalho parte do pressuposto de que as culturas docentes devem ser geridas, construídas e aprendidas pelos docentes e até recriadas. Os Directores das escolas, através da sua gestão e liderança, podem desempenhar um papel «chave» na criação da cultura do estabelecimento, promovendo uma cultura docente de colaboração/cooperação. Em termos prospectivos, a construção de culturas de colaboração/cooperação e interdependência visam melhorar a qualidade do ensino. Nas escolas estudadas verificou-se uma evolução das culturas individualistas balcanizadas para as culturas colaborativas.

The goal of the present investigation is the comparative study of the teacher professional culture and school based-management between public and private schools. Between the organizational culture and teacher professional culture there is a dialectical relationship. To compare the school culture between public and private schools under study, we must analyze the grammar of schooling in both institutions in order to identify the dominant teacher culture. The research methods in this study are quantitative and qualitative - the multiple case study method. To obtain a quantitative data it was used a questionnaire. In the same way, to obtain a qualitative data, the instrument of analyze was interview and also the questionnaire. In the following dissertation we are going to study four different cases: two publics and two private schools located in the same geographical area (urban area). The responsibility of the school management and leadership that we face as being a crucial focus of the organizational culture development belongs to the director or chairman of the executive council. We are trying to understand the ways of acting of the respective teachers in order to establish comparisons and detach differences and resemblances in the cultures. The professional teacher culture is tightly linked to the school basedmanagement and school leadership. The professional collaboration among teachers, in particular the collaboration that is informal and non-mandated, is very important to the improvement of educational quality.
description: Doutoramento em Ciências da Educação
URI: http://hdl.handle.net/10773/6004
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DE - Teses de doutoramento

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