DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Comunicação e Arte > DECA - Dissertações de mestrado >
 Os jovens e a exclusão: estratégias de desenvolvimento na pós-produção AV
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/5844

title: Os jovens e a exclusão: estratégias de desenvolvimento na pós-produção AV
authors: Monteiro, Bruno Miguel Moreira
advisors: Almeida, Ana Margarida Pisco
keywords: Comunicação multimédia
Comunicação audiovisual
Exclusão social: Portugal
Integração social
Produção cinematográfica
Publicidade: Aspectos sociais
issue date: 2011
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Os actuais problemas de exclusão e discriminação social estão presentes em diferentes dimensões da nossa vida em colectividade e abrangem todas as esferas da sociedade, podendo ser manifestadas de várias formas. O audiovisual (AV) pode ser um aliado na luta contra a exclusão. A forma como o cinema, a publicidade e as novas modalidades de distribuição de conteúdos AV nas plataformas Web têm evoluído reflecte as transformações sociais que ao longo dos anos têm ocorrido na população. Com o propósito de estudar estratégias de envolvimento e participação de um grupo de jovens na pós-produção de uma campanha audiovisual de sensibilização para os riscos da exclusão social, esta investigação começou por tentar compreender o contexto da exclusão social, através de um levantamento dos factores que poderão estar na origem deste fenómeno e tentando destacar alguns agentes que poderão contribuir para o incremento dos processos de inclusão dos grupos tipicamente excluídos. Foi ainda explorada, de forma breve, a perspectiva histórica da evolução do audiovisual com incidência no cinema e na publicidade e enfatizado o seu papel nos processos influência junto das comunidades, por forma a tentar compreender quais as modalidades que melhor promovem a participação do público. O estudo realizado, enquadrado num projecto da “Rede Europeia Anti-Pobreza/ Portugal (REAPN)”, desenvolvido no âmbito do “Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social -2010”, visou ainda a experimentação, no terreno, de estratégias de envolvimento de um grupo de jovens em risco de exclusão social, pela promoção da sua participação no processo de concepção de conteúdos AV de pós-produção. Para tal, realizaram-se diferentes sessões com o grupo de participantes cujos resultados finais sublinham a importância dos processos de participação e envolvimento no combate à exclusão social.

The current problems of social exclusion and discrimination are present in different dimensions of our life in community they cover all spheres of society and can be manifested in several ways. The audiovisual (AV) can be an ally in the fight against exclusion. The way the film, advertising and the new forms of AV content distribution platforms through Web has evolved reflects the social changes that over the years have occurred in the population. In order to study strategies of involvement and participation of a group of young people in the post-production of an AV campaign to gain awareness of the risks of social exclusion, this research began by trying to understand the context of social exclusion, through a survey of factors that may be the cause of this phenomenon and trying to highlight some agents that may contribute to the increase in the processes of inclusion of groups typically excluded. Was also explored, briefly, the historical perspective of developments in the audiovisual and cinema, with a special focus on advertising and emphasized its role in the processes of influence in communities in order to try to understand which strands are best to promote public participation. The study, carried out under a project of the "European Anti-Poverty Network / Portugal (REAPN)", developed under the "European Year for Combating Poverty and Social Exclusion -2010", aimed at further experimentation on the ground of strategies involving a group of young people at risk of social exclusion, promoting their participation in the process of content design AV post-production. To this end, multiple sessions were held with the group of participants whose final results underline the importance of processes of participation and involvement in tackling social exclusion.
description: Mestrado em Comunicação Multimédia
URI: http://hdl.handle.net/10773/5844
appears in collectionsDECA - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

files in this item

file description sizeformat
Dissertação.pdf1.71 MBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2