Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/5830
Title: A escola nova cristã e política de Francisco Luís Ameno : edição e estudo de aspectos linguísticos e pedagógico-did
Author: Severino, Isa Margarida Vitória
Advisor: Verdelho, Telmo
Keywords: Ameno, Francisco Luís, 1713-1793
Linguística - Teses de mestrado
Ensino da língua portuguesa
Pedagogia - Portugal - Séc. 18
Defense Date: 2005
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Os manuais escolares portugueses dedicados ao ensino elementar, anteriores ao século XIX, são pouco conhecidos e não terão sido publicados em grande número. De entre eles destaca-se a Escola Nova Cristã e Política editada a partir de 1756, pelo próprio autor, Francisco Luís Ameno, sob o pseudónimo de Leonor Tomásia de Sousa e Silva. A recuperação e a reedição cuidadosa deste texto constituem uma parte importante deste trabalho. A ela se juntam a análise de alguns aspectos linguísticos, que nos mereceram particular atenção, e uma breve reflexão sobre os pressupostos pedagógico-didácticos nela presentes. Acrescenta-se ainda uma notícia biobibliográfica de Francisco Luís Ameno, que ajuda a situar e a esclarecer as condições de aparecimento e de divulgação deste pequeno manual. Ameno foi um prestigiado tipógrafo que preencheu o século XVIII e revelou uma certa preferência pela edição de obras de tipo metalinguístico. No decorrer da investigação, procurámos ainda pesquisar os vectores que orientaram o pensamento do autor, dado que uma das finalidades deste estudo consiste em salientar o precioso contributo que Ameno prestou na difusão do livro e o papel que exerceu no ensino da língua e da leitura.
Description: Mestrado em estudos Portugueses
URI: http://hdl.handle.net/10773/5830
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DLC - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Corpo da Dissertação.pdf4.49 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.