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 O emocional nos desvios comportamentais
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/5827

title: O emocional nos desvios comportamentais
authors: Almeida, Ana Teresa Nunes Pinheiro Dias de
advisors: Fernandes, Evaristo Vicente
keywords: Psicologia do desenvolvimento
Psicopatologia
Alunos do básico 3º ciclo
Saúde mental
Emoções
Relações interpessoais
Comportamento anti-social
issue date: 2010
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Although the question of the behavioural deviance has been a more and more current phenomena at our schoots and in society in general, it has been due to various factors, except to the influence of emotions. Thus, the main goal of this study consists in verifying the influence of emotions in behaviour and learning. From a methological point of view, this is a study of qualitative nature, using the Case Study. We have setected four cases of thirteen to fourteen year-old students with behavioural deviance. The instruments used in the data recollection were the inquiries to students and teachers, the drawíng. the scales and the interviews complemented with information of other school documents. The data analysis allowed us to know the students' family retationships as well as their interpersonal relationships at school and their resilience level. Furthermore, we have known the teachers' representations about emotions and behavioural deviance and the strategies they suggest to remediate the lack of emotion and the behavioural deviance of some students.

A questão dos desvios comportamentais, embora senco um fenómeno cada vez mais presente nas nossas escolas e na sociedade em geral, tem sido atribuído a diversos factores, descurando-se, porém, a influência das emoções. Assim, o objectivo principal deste estudo consiste em verificar a influência das emoções no comportamento o na aprendizagem. Do ponto de vista metodológico, trata-se de um estudo de natureza qualitativa, pois privilegia-se o Estudo de Caso. Seleccionámos quatro casos de alunos com desvios comportamentais, com idades compreendidas entre os treze e os catorze anos. Os instrumentos utilizados na recolha de dados foram os questionários a alunos e professores, o desenho, as escalas e as entrevistas, complementados com informações recolhidas em documentos da escola. A análise dos dados permitiu conhecer as relações familiares dos alunos, bem como as suas relações interpessoais na escola e o seu nível de resiliência. Para além disso, ficámos a conhecer as representações dos professores acerca das emoções e dos desvios comportamentais, assim como as medidas que sugerem para colmataras carências emocionais e os desvios comportamentais de alguns alunos. Concluímos que os casos apresentados com desvios comportamentais graves, se encontravam inseridos em famílias disfuncionais, nas quais não se privilegia o ambiente afectivo-emocional equilibrado, o que conduzirá a relações interpessoais negativas quer na escola, quer na sociedade.
description: Mestrado em Activação do Desenvolvimento Psicológico
URI: http://hdl.handle.net/10773/5827
appears in collectionsDE - Dissertações de mestrado
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