Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/5648
Title: Jogos didáticos para iniciação à pratica de orquestra de cordas
Author: Bravo, Agnese
Advisor: Lourenço, António Vassalo
Keywords: Educação musical
Técnicas musicais
Técnicas instrumentais
Música para orquestra de cordas
Jogos educativos
Defense Date: 2011
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Neste trabalho procurou-se averiguar o valor que a aplicação do jogo didático tem na formação de diversas competências nos alunos que frequentam a classe de conjunto de cordas ao nível de iniciação. Obras de autores como Vygotskij, Piaget e Bruner foram estudadas para fundamentar o presente Projeto, paralelamente a outros autores, posteriores, como Farias, Glaserfeld, Chateau e Kishimoto. A criação de jogos didáticos, através da compilação de fichas descritivas, para o desenvolvimento de competências técnico-musicais, rítmicas e auditivas, tendo em conta o método de Jaques-Dalcroze, completa este Projeto Educativo, pondo à disposição dos professores uma ferramenta pedagógica para a classe de conjunto de cordas para iniciação à prática de orquestra. O enriquecimento de aspetos motivacionais, psicológicos e sociais, assim como a transferência das competências musicais para o instrumento, são também objetivos fundamentais do presente Projeto. Da metodologia aplicada faz parte um questionário direcionado a sete professores da área de violino, viola de arco, violoncelo e classe de conjunto, no intuito de validar os aspetos técnicos, o funcionamento e os objetivos deste projeto, assim como as capacidades da autora na sua aplicação. Concluiu-se que a implementação de jogos didáticos para desenvolver as competências citadas é eficaz e traz claras vantagens para todos os elementos envolvidos, sendo eles tanto alunos como professores.
The aim of this dissertation was to investigate the influence that the application of the game, as didactic tool, has in the training of diverse skills in students who frequent the class of string orchestra at the initiation level. Works of authors as Vygotskij, Piaget and Bruner were studied and followed as theoretical fundamentals for the present project, along with later authors such as Farias, Glaserfeld, Chateau and Kishimoto. The project is completed with the creation of didactic games for the development of rhythmical and hearing skills, based on Jaques-Dalcroze's method, through the compilation of descriptive forms. This provides teachers with a pedagogic tool for string ensemble lessons for beginners. The enrichment of motivational, psychological and social aspects as well as the transfer of musical skills into the instrument are also fundamental goals on this project. The applied methodology embodies a questionnaire directed to seven teachers of violin, viola, cello and string ensemble, in order to validate technical and humanistic aspects as well as the author's capabilities to apply the chosen teaching system. It was possible to conclude that the implementation of didactic games to develop the mentioned abilities is effective and brings clear advantages for all that are involved, both pupils and teachers.
Description: Mestrado em Musica para o Ensino Vocacional
URI: http://hdl.handle.net/10773/5648
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertação.pdf1.81 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.