DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Comunicação e Arte > UnIMeM: Unidade de Investigação em Música e Musicologia > UnIMeM - Artigos >
 A expressão artística na educação, um meio de comunicação
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/5646

title: A expressão artística na educação, um meio de comunicação
authors: Santana, Helena
keywords: Espectáculo Multimédia
Performance
Educação
Novas tecnologias da educação
Happening
issue date: 2005
publisher: Instituto Politécnico da Guarda
abstract: Os espectáculos multimedia e de performance definem um novo conceito artístico. A interacção entre dos diferentes média, artes do palco, espaços e tempos, áreas e conceitos, definem um objecto artístico onde diferentes expressões e culturas se integram e interagem. A criação destes espectáculos, espaços de arte multifacetados, através da coexistência de materiais e saberes divergentes, e simultaneamente convergentes, permite, em espaços multiculturais, a convergência de diferentes meios de produção artística e das novas tecnologias da comunicação e a interacção de diferentes domínios do saber na criação de objectos unos e plurais. A escola, local de convergência e vivência de uma comunidade que, pela sua natureza e diversidade se manifesta sempre aberta a novas experiências, revela-se um local propício para a sua realização e concepção. A aquisição de conhecimentos e o estudo direccionado e vocacionado para um objectivo comum, potencia o processo de ensino aprendizagem e a aquisição de um conjunto de conhecimentos que de outra forma não seria possível integrar na sua formação. Presentes, as diferentes culturas e áreas do saber, encaminham o artista, o criador, o aluno, em diversas áreas do conhecimento que, comunicando e interagindo nas diferentes áreas, desenvolvem o conhecimento e o ser humano. Estas acções, únicas, excelentes formas de expressão e comunicação tanto artística como humana e científica, potenciam o processo de ensino aprendizagem, e, através de uma multiculturalidade marcada, facilitam o processo de inclusão e aceitação do novo. Este trabalho pretende elucidar os aspectos focados contribuindo para a utilização e o conhecimento desta forma de criação artística mostrando a pertinência da sua inclusão no acto educativo.
URI: http://hdl.handle.net/10773/5646
ISSN: 1646-1193
source: ESEG Investigação, Revista Científica da Escola Superior de Educação da Guarda
appears in collectionsUnIMeM - Artigos

files in this item

file description sizeformat
expressão artistica eseg 05.pdfdocumento principal1.05 MBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2