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 Liderança positiva: um estudo exploratório na Toyota Caetano Portugal
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/5475

title: Liderança positiva: um estudo exploratório na Toyota Caetano Portugal
authors: Pinto, Vera Alice da Silva Costa
advisors: Rego, José Arménio Belo da Silva
keywords: Gestão de recursos humanos
Liderança
Indústria automóvel: Estudos de caso: Ovar (Portugal)
issue date: 2010
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Este estudo baseia-se no conceito de liderança positiva proposto por Cameron (2008). Inquiriu-se uma amostra constituida por 58 colaboradores da Toyota Caetano Portugal, S.A. em Ovar. Foi usada a técnica dos incidentes críticos. Da análise de conteúdo resultaram 4 categorias de comportamentos positivos do líder (e.g., procura desenvolver os seus colaboradores), 5 categorias de comportamentos negativos (e.g., liderança desmobilizadora/desmotivadora), 3 categorias de reacção aos comportamentos positivos (e.g., confiança e relacionamento positivo com o líder), e 5 categorias de reacção aos comportamentos negativos (e.g., emoções e sentimentos negativos). Os resultados revelam que, quando os líderes se comportam positivamente, isto é, procuram desenvolver os seus colaboradores e respeitam as necessidades e características dos mesmos, proporcionam sensações de bem-estar nos seus seguidores. Os colaboradores estabelecem relações de confiança com o líder e equipa, tornam-se mais empenhados nas suas tarefas e adoptam comportamentos e atitudes positivas. Por outro lado, os líderes que não são claros na definição dos papéis, que não confiam e desvalorizam o trabalho dos colaboradores, provocam sensações de tristeza, indiferença e desmotivação nos seus colaboradores.

This paper is based on the concept of leadership from Cameron (2008). A sample of 58 collaborators from Toyota Caetano Portugal, S.A. in Ovar were inquired using the critical incident technique. From the analysis resulted 4 categories of positive behaviours of the leader (e.g., looks for the improvement of the collaborators), 5 categories of negative behaviours (e.g., demotivating leadership), 3 categories of reaction to positive behaviours (e.g., trust and positive relationship with the leader), and 5 categories of reaction to negative behaviours (e.g., negative emotions and feelings). The results reveal that, when leaders behave positively, this means, to look for the improvement of the collaborators and to respect the needs and characteristics of the collaborators, they give to their followers feelings of well being. The collaborators have trust relations with the leader and the team, become more committed in their tasks and adopt positive behaviours and attitudes. On the other side, leaders that are not clear in the definition of the functions, that have no trust and that give no value to the collaborators work, lead to feelings of sadness, indifference and demotivation of the collaborators.
description: Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial
URI: http://hdl.handle.net/10773/5475
appears in collectionsDEGEI - Dissertações de mestrado
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