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 Qualidade do destino turístico Terra Quente
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/5470

title: Qualidade do destino turístico Terra Quente
authors: Dias, Ana Margarida de C. Duque
advisors: Moreira, António Carrizo
Costa, Carlos
keywords: Gestão do turismo
Política de turismo: Trás-os-Montes e Alto Douro (Portugal)
Promoção turística
Gestão da qualidade
issue date: 2008
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: O desenvolvimento sustentado e planeado de um destino turístico passa, inevitavelmente pela aposta em estratégias de diferenciação, onde as questões da qualidade são essenciais. A tomada de consciência da relevância da qualidade para o ciclo de vida dos produtos turísticos, abrangendo em particular a qualidade dos serviços, tem de ter em linha de conta as tendências da procura e a prossecução de objectivos de diversificação da oferta, atenuação da sazonalidade e aumento das taxas de ocupação. A adopção de uma linha de acção para a Terra Quente Transmontana pressupõe, no essencial, a concertação de políticas dos municípios envolvidos e a participação dos promotores e agentes, na formatação e promocomercialização de produtos competitivos e capazes de transmitir a imagem de um destino turístico único. Os projectos em desenvolvimento, nas áreas do alojamento, da restauração, da animação e da cultura, poderão constituir, deste modo, o embrião de um verdadeiro cluster de desenvolvimento turístico.

The properly planned and sustainable development of a tourist destination necessarily implies an emphasis on differentiation strategies, in which quality is of paramount importance. The awareness of the relevance of quality issues to the life cycle of destinations, especially the ones concerning service quality, should take into account the demand trends, the need to achieve offer diversification goals, reduce seasonality and increase the occupation rates. To determine a line of action for the Terra Quente area of Trás-os-Montes depends, first and foremost, on the articulation of tourism policies among all the municipalities involved, on the participation of agents and promoters on the formatting, promotion and marketing of competitive products capable of conveying an image of a single destination. The projects currently being developed in the region concerning accommodation, restaurants, culture and entertainment, may constitute the beginning of a real cluster of tourism development.
description: Mestrado em Gestão e Desenvolvimento em Turismo
URI: http://hdl.handle.net/10773/5470
appears in collectionsDEGEI - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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