DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Comunicação e Arte > CETAC.MEDIA: Centro de Estudos das Tecnologias e Ciências da Comunicação > cetac.media - Comunicações >
 Definindo a camada de gestão operacional de cursos das plataformas de eLearning com base numa ontologia de domínio
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/5461

title: Definindo a camada de gestão operacional de cursos das plataformas de eLearning com base numa ontologia de domínio
authors: Pinto, Carlos
Conde, Angelo
Ramos, Fernando
keywords: E-learning
Ontologia domínio
Learning management system
issue date: 2004
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: O presente artigo pretende descrever o processo que tem sido seguido no sentido da obtenção de um referencial para a camada de gestão on-line dos processos de e-learning. Tal camada deverá ser desenvolvida por forma a poder integrar-se no todo que constiui uma qualquer plataforma de ensino/aprendizagem utilizando tecnologias de informação e comunicação, nomeadamente aquelas que assentam o seu funcionamento nos serviços da Internet. Esta integração será viabilizada a partir da utilização de de uma abordagem comum àquela que já se verifica, relativamente à especificação das restantes camadas, em particular no âmbito do projecto SCORM. Existem diversas abordagens capazes de permitir a obtenção destes objectivos, isto é, de permitirem a obtenção dos metadados necessários à completa caracterização da camada de gestão operacional de cursos em plataformas de e-Learning. Para levar a cabo este trabalho, recorremos à escrita de uma ontologia de domínio, aplicável a este caso concreto. Tal abordagem, para além de conjugar em si todas as caratecrísticas de formalismo e rigor desejáveis, permite ainda um entendimento muito fácil do modelo desenvolvido. Para além disso, a sua tradução para XML pode ser também obtida com um mínimo de esforço, possibilitando a divulgação do documento num formato de utilização universal na Web.
URI: http://hdl.handle.net/10773/5461
ISBN: 972-789-134-9
source: Conferência eLES’04-eLearning no Ensino Superior
appears in collectionscetac.media - Comunicações

files in this item

file description sizeformat
Pinto_Conde_Ranos.pdf173.39 kBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2