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 Estratégias de inovação no sector vitivinícola português : estudo do caso Sogrape Vinhos, S. A.
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/538

title: Estratégias de inovação no sector vitivinícola português : estudo do caso Sogrape Vinhos, S. A.
authors: Ladeira, Jacinta da Silva
advisors: Gouveia, Joaquim José Borges
keywords: Estratégia empresarial
Competitividade
Inovação industrial
Redes de abastecimento
Gestão logística
issue date: 2005
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Esta dissertação tem por objectivo analisar as possibilidades estratégicas de inovação no sector vitivinícola português. Procura-se compreender como é que as organizações deste sector exploram novas formas de organização e novas estratégias de gestão dos seus negócios, em particular, através da gestão da cadeia de abastecimento (supply chain management). O trabalho assenta em três vertentes. A primeira, estabelece o quadro conceptual que sustenta a dinâmica da competitividade, da estratégia empresarial e da gestão da cadeia de abastecimento. Na segunda vertente, analisam-se os aspectos estruturais do sector vitivinícola em Portugal. Finalmente, a terceira vertente contempla uma análise estratégica através da gestão da cadeia de abastecimento à maior empresa vitivinícola portuguesa, a Sogrape Vinhos, SA. O desenvolvimento das três vertentes enunciadas permite-nos perceber que, apesar das contrariedades com que se debatem as empresas do sector vitivinícola em Portugal, nomeadamente, a crescente globalização das economias, as rápidas transformações ao nível da produção, da comercialização, das políticas e das medidas de regulação e funcionamento do mercado vitivinícola, bem como dos comportamentos sociais e de consumo do vinho a nível mundial, estas podem vencer o desafio da competitividade, apostando numa gestão estratégica da cadeia de abastecimento, ou seja, estabelecendo novos padrões ao nível da organização das actividades produtivas, da gestão e inovação de processos e no relacionamento com clientes e fornecedores, procurando alinhar todas as actividades de produção de forma sincronizada, optimizando assim a sua cadeia de valor e, consequentemente, respondendo com rapidez e flexibilidade às exigências do mercado. ABSTRACT: The objective of this dissertation is to analyze the strategic possibilities of innovation in the Portuguese wine sector. It tries to understand how this sector’s organizations explore new ways of organization and new management strategies of their businesses, especially through the supply chain management. The work is based on three main parts. The first establishes the conceptual background that supports the competitiveness dynamic, the business strategy and the supply chain management. The second analyses the structural aspects of the wine sector in Portugal. Finally, the third one considers a strategic analysis of the biggest winegrowing, Portuguese company, Sogrape Vinhos, SA, through the supply chain management. The development of these tree parts allows us to understand that, in spite of all the setbacks that the Portuguese companies of the wine sector have to face, namely, the growing globalization of the economies, the quick transformations at the production level, the commerce, the policies and the regulation measures and the function of the wine market, as well as the social behaviors about the consumption of wine in the world, they can win the challenge of the competitiveness, betting in a strategic supply chain management, in other words, establishing new models/patterns at the organization level of the productive activities, the management and innovation of the procedures and in the relationship between client and supplier, seeking to align all the production activities in a synchronized way, thus optimizing the chain value and consequently answering quicker and with flexibility to the market demands.
description: Mestrado em Inovação e Políticas de Desenvolvimento
URI: http://hdl.handle.net/10773/538
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