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 The carnivalesque in selected short stories by Deborah Eisenberg and Wells Tower
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/5362

title: The carnivalesque in selected short stories by Deborah Eisenberg and Wells Tower
other titles: O carnavalesco em contos escolhidos de Deborah Eisenberg e Wells Tower
authors: Hasanefendic, Sandra
advisors: Callahan, Kenneth David
keywords: Literatura norte-americana
issue date: 2011
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Esta dissertação analisa a aplicação do conceito do carnavalesco em termos de aspectos formais e temáticos às obras de dois importantes escritores de contos norteamericanos, Deborah Eisenberg e Wells Tower. Enquanto as narrativas de Tower apresentam o uso de “billingsgate”, e outras características grotescas, bem como as inversões de paródia, ironia e também humor negro, o clima carnavalesco bakhtiniano que pressuponha uma celebração festiva que supostamente confronta a cultura dominante está ausente. Deborah Eisenberg, por outro lado, engloba bem o aspecto dialógico, polifónico e heteroglóssico das teorias bakhtinianas, com interessantes inversões paródicas. No entanto, mesmo as suas narrativas não podem ser designadas como carnavalescas, pelo menos não no verdadeiro sentido do termo bakhtiniano. A análise realizada revela que a análise destas narrativas breves e contemporâneas seguindo uma perspectiva estritamente bakhtiniana do carnavalesco é impossível, e embora dê frutos em alguns aspectos, a reavaliação de alguns princípios básicos de Bakhtin é necessária para atender às exigências desencantadas dos tempos modernos.

The dissertation deals with contemporary American short stories and the analysis of the application of the concept of the carnivalesque to both formal and thematic aspects in the works of two prominent American short story writers Deborah Eisenberg and Wells Tower. While Tower´s stories show billingsgate and grotesque features, as well as parodic and ironic inversions and dark humour, the Bakhtinian carnivalesque atmosphere of festive celebration that counters the dominant culture is lost. Deborah Eisenberg on the other hand encompasses well the dialogic, polyphonic and heteroglossic aspect present in Bakhtin’s theories, with interesting parodic inversions. However, even her stories cannot be termed as carnivalesque, at least not in the truly Bakhtinian sense of the word. The analysis conducted therefore reveals that analyzing these contemporary short stories following a strictly Bakhtinian perspective of the carnivalesque is impossible, and although it bears fruit in some aspects, the reevaluation of some of Bakhtin´s basic principles is needed to suit the disenchanted requirements of modern times. vi
description: Mestrado em Línguas, Literaturas e Culturas
URI: http://hdl.handle.net/10773/5362
appears in collectionsDLC - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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