DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Comunicação e Arte > DECA - Comunicações >
 A força impactuante da marca como factor de afirmação comunicativa internacional
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/5348

title: A força impactuante da marca como factor de afirmação comunicativa internacional
authors: Álvaro José Barbosa de Sousa
Maria da Conceição Oliveira Lopes
keywords: Marca
Notoriedade
Internacionalização
issue date: 2008
publisher: Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (Universidade do Minho)
abstract: Estando as marcas portuguesas a atravessar uma fase de grande dinamismo, no que diz respeito à reformulação e afirmação das suas identidades, tendo em vista o seu crescimento em mercados mais atractivos e globais, vem este texto abordar em simultâneo e de forma reflexiva, duas questões interligadas: A relação do desenvolvimento das marcas portuguesas com o contexto económico e social, tanto no plano nacional como internacional e a sua atitude face aos novos mercados em que se pretendem implementar. Para tal exemplificam-se dois casos distintos: as marcas “Cereja do Fundão” e “Galp Energia”, colocando-se em destaque alguns aspectos das suas estratégias de comunicação que podem potenciar ou limitar a capacidade de afirmação da marca em mercados alargados e mais competitivos. O segundo aspecto prende-se com a importância da certificação das marcas, um dos principais caminhos a seguir para a sua consolidação, para poderem fazer face aos novos desafios que enfrentam num mercado cada vez mais globalizado, onde o seu valor intangível é tão ou mais importante que o produto disponibilizado.
URI: http://hdl.handle.net/10773/5348
ISBN: 978-989-95500-1-8
source: 5º SOPCOM
appears in collectionsDECA - Comunicações

files in this item

file description sizeformat
5SOPCOM.pdfPDF artigo completo143.91 kBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2