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 Competências de utilização das TIC de alunos do ensino secundário : um estudo de caso
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/5337

title: Competências de utilização das TIC de alunos do ensino secundário : um estudo de caso
authors: Brito, Ana Luísa Costa de
advisors: Loureiro, Maria João
Pombo, Lúcia
keywords: Ensino multimédia
Inovação educativa
Práticas educativas
Tecnologias da informação e comunicação
Educação informal - Alunos do secundário - Aveiro (Portugal)
issue date: 2010
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Várias instituições e autores se têm debruçado sobre a questão da utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) pelos alunos. A literatura da especialidade indica que os alunos têm especial apetência pela utilização das TIC e usam-nas frequentemente em contextos de aprendizagem informal e que esses usos promovem o desenvolvimento de competências diversas. No entanto e devido a factores variados, as competências desenvolvidas pelos alunos em espaços informais (fora da escola e na escola fora das actividades lectivas) parecem pouco potenciadas pela escola, na aprendizagem formal. Este contributo pretende apresentar resultados de um estudo em que se fez o levantamento da forma como alunos do 10º ano, de uma escola secundária, usam as TIC em contextos informais de aprendizagem e se as competências desenvolvidas são potenciadas pela escola. Do ponto de vista metodológico, trata-se de um estudo de carácter descritivo, do tipo estudo de caso. Para recolher os dados foram aplicados dois inquéritos por questionário, um dirigido a alunos, em formato online, e outro a professores, em formato de papel, tendo em vista valorizar as tendências e tornar mensurável o fenómeno social inerente ao estudo mas também triangular as opiniões dos diferentes sujeitos envolvidos. Os resultados indicam que a percentagem de alunos do 10º ano, da escola secundária em que foi efectuada a investigação, que utilizam as TIC em contextos informais, é elevada. Quanto às actividades que os alunos desenvolvem em contextos informais e em contextos formais de aprendizagem, verificou-se uma divergência. Em contexto informal, os alunos usam frequentemente ferramentas da Web 2.0. No contexto formal, a utilização das TIC parece depender do curso que os alunos frequentam: enquanto nos cursos Científico-Humanísticos, a utilização é incipiente, nos cursos Profissionais, as ferramentas exploradas são sobretudo do Office e a pesquisa de informação. Estes resultados reforçam os de outros estudos e mostram que as ferramentas Web 2.0 são ainda pouco exploradas pela escola e que as competências de utilização das TIC desenvolvidas fora da escola são pouco potenciadas em contexto escolar.

Several institutions and authors have been addressing the issue of the use of ICT by students. The studies that have been conducted indicate that students often use ICT and use in informal learning contexts. It has also been reported that ICT use promote the development of diverse skills. However and due to various factors, the skills developed by students in informal spaces (outside school and in school outside of classroom) seem somewhat not enhanced by the school. This contribution intends to present the results of a study which sought to survey how students, of the 10th year of a secondary school, use ICT for informal learning and if the developed skills, are explored by the school. From the methodological point of view, the study has descriptive case study nature. To gather the data two surveys were applied, one directed to the students, in an online format, and one for teachers, in a paper format, in order to highlight trends and measure the social phenomena been studied, but also to triangulate the opinions of the different elements involved. The results indicate that the percentage of students, of the 10th years of the secondary school in which the study was carried out, using ICT at home is high. The activities that students develop at home and at school, are different. Out of school, the students often use Web 2.0 tools. At school, the ICT use depends on the course that students attend: while in the scientific-humanities courses, the use is scarce, in the professionals courses, the students use office and information search tools. These results support those of other studies and show that Web 2.0 tools are still unexplored in the school context and that the skills developed out of school are not enhanced by the school.
description: Mestrado em Multimédia em Educação
URI: http://hdl.handle.net/10773/5337
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