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 O turismo como propiciador da regeneração dos centros históricos: o caso de Faro
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/5010

title: O turismo como propiciador da regeneração dos centros históricos: o caso de Faro
authors: Ferreira, Ana Maria Alves Pedro
advisors: Costa, Carlos Manuel Martins da
keywords: Turismo
Preservação do património - Desenvolvimento do turismo
issue date: 2003
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: O problema da nossa pesquisa resultou de uma ampla revisão da literatura no âmbito dos estudos culturais, urbanos e turísticos e de uma carreira como guia intérprete profissional, e docente na área do saber do turismo. A questão de partida procurava estabelecer a possível relação positiva, no contexto de mudança de paradigma, entre os processos de requalificação do turismo desol e praia algarvio, em fase de maturidadee de regeneração do centro histórico de Faro, ligação mediada pelos elementos da “nova classe média cultural” (turistas e residentes). Para aferir a hipótese de conciliação dos processos foi utilizada uma metodologia que abrange vários métodos e técnicas de investigação, da análise estatística à de conteúdo e incluíram a aplicação de questionários aos turistas (391) que visitaram o centro histórico de Faro, no Verão de 2001 e o envio de inquéritos (70) às instituições, empresas e associações que se nos apresentavam como as mais interessadas na definição de uma estratégia de regeneração da zona antigada capital do Algarve,que explore as potencialidades da interacção entre cultura e turismo. Os questionários foramconstruídos de modo a permitir ainda avaliar a compatibilidade dos desejos da procura (turistas), com as aspirações da oferta (representantes da comunidade farense). Os turistas que visitaram o centro histórico de Faro, no Verão do ano 2001, apresentavam as características da “nova classe média cultural”. Em plena época alta do turismo de sol e praia, os citados visitantes não escondiam os seus elevados interesses culturais nem a importante contribuição da visita realizada ao centro histórico de Faro, para o enriquecimento da sua estadia no Algarve. Estes resultados demonstravam, de modo evidente, a relação positiva entre a regeneração do centro histórico de Faro e a requalificação do turismo de sol e praia, mediada pelos novos turistas culturais. Os representantes da comunidade farense revelaram, por seu turno, predisposição para se envolverem na definição de uma estratégia que possibilite a criação de um produto turístico cultural para o centro histórico de Faro, através de uma acção concertada, não se vislumbrando diferenças estatisticamente significativas, entre os vários grupos de interessados, em relação a qualquer dos temas propostos. Os principais obstáculos que se colocam à concretização desse projecto derivam, na avaliação feita pelos inquiridos, da falta de vontade política, da ausência de estratégia, da escassez dos recursos humanos, da carência de financiamento e do excesso de burocracia. O cruzamento dos resultados da oferta com os da procura demonstraram, por sua vez, que os benefícios esperados pelos gestores inquiridos, resultantes do desenvolvimento do turismo na cidade de Faro, são congraçáveis com os desejos de consumo cultural manifestados pelos turistas. A análise dos dados e resultados dos inquéritos implementados evidenciam a importância daproblemática em estudo.

The thesis research problem was the result of broad literature review including cultural, urban and tourism studies, and of a career as tour guide and teacher in the area of tourism. The investigation tried to evaluate the relation, in the context of the new paradigma, between the regeneration of Faro’s historic city centre and the requalification of the Algarvian sea and sun, tourism, mediated by the “new cultural middle class” (residents and tourists). The methodology used included a wide range of methods and tecniques, from statistics to content analyses and data collection from 391 tourists visiting the historic centre of Faro as well as from 42 managers, responsible for public and private institutions, associations and business interested on the definition of a strategy for the old town regeneration, based on the interaction between culture and tourism. The questionnaires aimed to evaluate the compatibleness between tourists and Faro community representatives’ expectancies. Tourists in the Faro’s historic centre, during the summer of 2001, revealed the characteristics of the “new middle class”. In the sea and sun highest season, those who visited the town’s historical quarters showed a deep interest in heritage and cultural activities and simultaneously recognized the importance of the visit to the enrichment of their tourist experience in the Algarve. The research findings proved the existence of a positive relation between the historic city centre regeneration and the sea and sun tourism rejuvenation mediated by the “new cultural”tourists. The community leaders, in their turn, showed the willing to the involvement in the definition of a coordinated and integrated strategy to the elaboration of a cultural tourist product for the historic city centre. The main obstacles to the implementation of the project, in their opinion, depended on the lack of political willigness, on the absence of a strategy, on the scarcity of the human resources, on the shortage of financial background and on the excess of bureaucracy. The cross examination of the results of the demand (tourists) and the offer (Faro’s community representatives’) showed, as far as benefits are concerned that they could be combined and also proved the adequacy of the research question.
description: Doutoramento em Turismo
URI: http://hdl.handle.net/10773/5010
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