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 Manuais escolares de estudo do meio, educação CTS e pensamento crítico
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/4998

title: Manuais escolares de estudo do meio, educação CTS e pensamento crítico
authors: Alves, Daniel Filipe Ferreira
advisors: Vieira, Rui Marques
keywords: Educação científica
Estudos sociais - Manuais escolares
issue date: 2005
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: No âmbito da preparação para o exercício da cidadania, a educação científica com orientação Ciência / Tecnologia / Sociedade [CTS] ligada ao Pensamento Crítico tem-se afigurado como uma via promissora. Pretendem-se alunos, futuros cidadãos, que façam uma leitura crítica da realidade e se sintam preparados para participar esclarecida e activamente na sociedade, nomeadamente sobre questões que envolvam a Ciência e a Tecnologia. Estas são também finalidades presentes nos currículos nacionais de ciências, nomeadamente do Ensino Básico. Neste quadro, é recomendável que os recursos curriculares, com destaque para os manuais escolares, respondam a estas exigências. Estes devem, por isso, contemplar actividades/estratégias e um discurso/informação que permita desenvolver de modo explícito e intencional capacidades de pensamento crítico no contexto de uma educação CTS. Nesta perspectiva, realizou-se este estudo com o propósito de caracterizar os manuais escolares de Estudo do Meio do 4º ano de escolaridade quanto às finalidades da Educação em Ciências ligadas à Educação Ciência– Tecnologia–Sociedade e ao Pensamento Crítico – [CTS/PC]. Além disso, pretendeu-se conhecer o que os autores dos respectivos manuais pensam a respeito destas finalidades e analisar a sua consistência com as propostas integradas nos seus manuais. O estudo é de natureza qualitativa e foram utilizadas duas técnicas de recolha de dados. A análise documental e o inquérito por entrevista. Construíram-se instrumentos que permitiram a recolha de dados. O primeiro consistiu num instrumento de caracterização de manuais escolares de estudo do meio. O segundo foi um guião de entrevista aos autores dos manuais escolares que acederam em colaborar neste estudo. Os resultados obtidos na caracterização dos manuais escolares de estudo do meio mostram que estes, de um modo geral, não reflectem uma Educação CTS/PC. As propostas incluídas não promovem explicitamente o pensamento crítico nem desenvolvem consistentemente uma Educação CTS. Do mesmo modo, os autores dos manuais escolares revelam dificuldades e constrangimentos em responderem às exigências relativas às finalidades da Educação CTS/PC. É disso exemplo a dificuldade, referida por uma autora, ao afirmar ser difícil colocar no papel uma actividade adequada a todo o tipo de crianças, deste nível etário, tendo em conta a sua capacidade de leitura. Para que os manuais escolares de estudo do meio contemplem as finalidades da Educação em Ciências ligadas ao CTS/PC impõe-se que se altere a política de concepção e produção dos mesmos. Só assim estes poderão ser, a este nível, um recurso, por um lado, relevante para toda a comunidade educativa e, por outro, consistente com a investigação que tem sido realizada em Didáctica das Ciências e com as actuais orientação curriculares nacionais do ensino básico.

When preparing the act of citizenship, science education based on a Science/Technology/Society [STS] along with a Critical Thinking [CT] orientation has become a promising route. Educators aim to have students, future citizens able to analyze reality in a critical way and who feel prepared to have a clear and active participation in society, especially in issues regarding to Science and Technology. These are goals also present in the National Curricula of Science namely in those of primary education. Regarding to this, it is recommended that the curricular resources available, especially those in the academic textbooks, meet these needs. The textbooks should present activities/strategies and information/discourse that allows the development of CT in an explicit and intentional way as part of an STS Education. Therefore, this study was intended to characterize the 4th grade Social Studies academic textbooks, regarding the aims of Science Education when referring to Science/Technology/Society Orientation and Critical Thinking [STS/CT]. Aside from that, it is intended to study the understanding the textbooks authors make of this aims as well as to analyze how consistent they actually are with the objectives they outline on their textbooks. A qualitative research study was developed. This involved the use of various data collector instruments and techniques, such as documental analyze a semistructured interview. The first consisted of an instrument used to characterise the Social Studies textbooks, being the later an interview script given to the academic textbooks authors who agreed to participate in this study. The results obtained in the characterization of the Social Studies academic textbooks show that, these do not globally reflect a STS/CT orientation. The suggestions presented do not explicitly promote CT, nor do they consistently implement an STS education. The authors refer the difficulty in fulfilling the demands of STS/CT education, having mentioned as an example the difficulty in creating an activity adequate for the children of this age group, according to their reading capabilities. So that these Social Studies academic textbooks can fulfill the goals of science education regarding STS/CT, it is necessary to change their whole conception and production process. Only then can they be relevant to the educational community, likewise consistent with the investigation in science teaching and the current National Curriculum in Primary Education.
description: Mestrado em Educação em Ciências no 1º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10773/4998
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