DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Educação > DE - Dissertações de mestrado >
 Manifestações da consciência (meta)linguística na escrita escolar: auto e heterocorrecções de aprendentes do 9º ano
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/4992

title: Manifestações da consciência (meta)linguística na escrita escolar: auto e heterocorrecções de aprendentes do 9º ano
authors: Pliássova, Iana Vladímirovna
advisors: Ança, Maria Helena Serra Ferreira
keywords: Consciência metalinguística
Expressão escrita
Correcção de erros - Ensino básico 2º ciclo
issue date: 2005
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: O estudo pretende dar um contributo para o debate em educação sobre a importância da reflexão consciente no âmbito da aprendizagem da língua portuguesa em contexto escolar. Nesse sentido, procurou-se verificar se se tornava possível detectar manifestações da consciência (meta)linguística nas auto e heterocorrecções efectuadas por aprendentes do 9º ano de escolaridade em discursos escritos. A análise recaiu, por um lado, sobre as escolhas linguísticas feitas pelos alunos no processo da redacção de uma composição; por outro, sobre as modificações a que eles procederam na revisão que fizeram de um texto escrito por outrem e sobre as fundamentações metalinguísticas das suas decisões. Os resultados apontam para a existência de um mecanismo responsável pelo controlo deliberado da linguagem – a consciência (meta)linguística.

The study aspires to give a contribution for the educational debate on the importance of a conscious reflection in Portuguese language learning in schoolcontext. In this way, the intention was to verify the possibility of detecting themanifestations of (meta)linguistic awareness in self and heterocorrections carried out by 9th year students in written discourses. The analysis focused, on the one hand, on the linguistic choices made by students in the process ofwriting an essay; on the other hand, it focused on the corrections that studentsmade during the revision of a text written by someone else and on themetalinguistic basis of their choices for correction. The results point to theexistence of a specific mechanism which is responsible for the deliberatecontrol of language – (meta)linguistic awareness.
description: Mestrado em Didáctica de Línguas
URI: http://hdl.handle.net/10773/4992
appears in collectionsDE - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

files in this item

file description sizeformat
189921.pdf22.83 MBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2