DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Educação > DE - Dissertações de mestrado >
 Indisciplina em contexto educativo
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/4988

title: Indisciplina em contexto educativo
authors: Lopes, Elza Maria Barbosa Lobo
advisors: Portugal, Maria Gabriela Correia de Castro
keywords: Psicologia da educação
Disciplina
Gestão da sala de aula - Estudos de caso
Relações professor-aluno
Relações escola-família
Relações escola-comunidade
Sociologia da educação
Ensino básico
issue date: 2006
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: A questão da indisciplina sendo um fenómeno de grande eco social, provoca preocupação nos diferentes intervenientes no processo educativo, em especial nos professores, por serem directamente afectados pelos seus efeitos. Assim, o objecto principal deste estudo é o conhecimento das representações que os professores têm acerca da indisciplina em contexto educativo. Do ponto de vista metodológico, trata-se de um estudo exploratório de natureza qualitativa, privilegiando a recolha de dados sob a forma de discurso oral, e nesse sentido recorremos à entrevista como técnica principal. Entrevistámos catorze professores de duas turmas do 5º ano de escolaridade, onde existia um maior número de alunos com problemas de indisciplina. Os dados recolhidos foram tratados através da análise de conteúdo. A análise dos dados permitiu conhecer as representações dos professores sobre a indisciplina em contexto educativo, representações que foram confrontadas com informações recolhidas em documentos da escola.

The indiscipline is a phenomena with great social relevance that worries the different intervenient on the educative process, particularly teachers, as they are directly affected by her. The aim of this study is the knowledge of teacher’s representations about indiscipline in an educative setting. From a methodological point of view, this is an exploratory study, of qualitative on nature, in which was given a greater importance to oral speech data recollection, using the interview has the main technique. Fourteen teachers from 5th grade were interviewed, because this was the school level with major problems of indiscipline. The data analysis was made through a content analysis technique. The data analysis allowed the knowledge of teacher’s representations about indiscipline in educative setting. Those representations were compared with information from school documents.
description: Mestrado em Activação do Desenvolvimento Psicológico
URI: http://hdl.handle.net/10773/4988
appears in collectionsDE - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

files in this item

file description sizeformat
206585.pdf786.49 kBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2