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 O portfolio reflexivo no desenvolvimento pessoal e profissional: um estudo na formação pós-graduada
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/4986

title: O portfolio reflexivo no desenvolvimento pessoal e profissional: um estudo na formação pós-graduada
authors: Silva, Neuza Maria de Oliveira e
advisors: Sá-Chaves, Idália
keywords: Gestão curricular
Formação de professores
Desenvolvimento dos currículos
Pós-graduação
Desenvolvimento profissional
Desenvolvimento individual
issue date: 2006
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Este estudo cabe no âmbito da reflexão sobre questões de desenvolvimento pessoal e profissional e sobre o uso da estratégia portfolio reflexivo, enquanto contributo para a consciencialização e (re)construção desse mesmo desenvolvimento. São pressupostos desta estratégia, o desenvolvimento de competências crítico-reflexivas e o reconhecimento da individualidade, pessoalidade e singularidade de cada sujeito que “aprende a aprender” consigo e com os outros, que aprende dia após dia a questionar-se e a questionar e que aprende a desenvolver a sua autonomia num processo de supervisão contínua, dialogada e partilhada. A emergência constante de novo conhecimento e o reconhecimento de que o ser humano é um ser inacabado, justificam a selecção da estratégia portfolio reflexivo percebido como processo de sistemática releitura, reformulação e reconceptualização constante do conhecimento próprio. Simultaneamente, esta mesma estratégia constitui uma aprendizagem significativa, dada a auto- -implicação do formando e a possibilidade de se narrar a si, narrando as suas histórias e as transições ecológicas que vivencia. Reconhecendo-se que a ecologia e os contextos de vida de cada formando constituem um poderoso factor explicativo e facilitador da compreensão integrada e contextualizada dos problemas, a construção do portfolio permite consciencializar os seus “saberes” e reflectir sobre os “não-saberes”, abrindo caminho ao desenvolvimento pessoal e profissional. O processo portfolio reflexivo estrutura-se e desenvolve-se ao “ritmo da vida”, que tantas vezes justifica e condiciona o “aprender a aprender”. Por isso, neste estudo, procurou-se conhecer, de forma aprofundada e no âmbito da formação contínua pós-graduada, quais as concepções e quais os contributos da estratégia portfolio reflexivo para o desenvolvimento pessoal e profissional consciencializado, crítico e passível de constante reformulação e reconceptualização, no quadro de uma perspectiva de gestão curricular flexível, integrada e diferenciada. Do ponto de vista metodológico, o estudo foi desenvolvido segundo uma metodologia de natureza qualitativa e interpretativa que cruzou informação recolhida aos diferentes níveis ecológicos e através de diferentes instrumentos (portfolio reflexivo desenvolvido durante a formação; inquérito por questionário desenvolvido após a formação). As técnicas utilizadas variaram de acordo com a natureza da informação recolhida, tendo os instrumentos de recolha (questionário e portfolios reflexivos) e de tratamento da informação sido validados de acordo com a sua especificidade. O sistema de categorias utilizado na análise de conteúdo da informação recolhida foi elaborado no cruzamento das perspectivas subjacentes ao enquadramento teórico que fundamenta o estudo e da emergência, na própria informação, de indicadores relevantes para a compreensão do objecto de estudo. As conclusões mais genéricas apontam no sentido de confirmar os pressupostos adiantados no enquadramento teórico. As características de flexibilidade, integração, partilha e diferenciação da estratégia portfolio reflexivo, bem como uma supervisão constante do processo de co-construção do conhecimento, contribuem para o processo de consciencialização do formando no que diz respeito às suas concepções e atitudes no seu processo de desenvolvimento pessoal e profissional. De um modo mais específico, esta estratégia confirma uma nova filosofia de formação (Sá-Chaves, 2005) na qual se reconhecem os princípios: de pessoalidade, de inacabamento; de continuidade da formação; do efeito multiplicador da diversidade; da auto- -implicação, que se constituem como factores de desenvolvimento de uma relação supervisiva que potencie a autonomia e a emancipação do sujeito num processo de afectividade relacional que despoleta a motivação e a consequente implicação do sujeito na tarefa de “aprender a aprender”.

This study falls within the ambit of thought on questions about personal and professional development and on the use of the strategy reflective portfolio as a mean of promoting the awareness and the reconstruction of that development. The assumptions of this strategy include the development of critical and reflective skills and the recognition of individuality and singularity of each person that is “learning to learn” with (her)himself and with the others, the person that each day learns to question (her)himself and to question and that learns to develop self autonomy on a process of continuous, shared and dialogued supervision. The constant emergence of new knowledge and the recognition that the human being is unfinished, justify the selection of the strategy reflective portfolio understood as a process of systematic rereading, reformulation and permanent re-conception of the self knowledge. Simultaneously, this same strategy represents a possibility of developing significant learning, due to the self implication of the student and due to the possibility of narrating, at the same time, (her)himself, his(her) stories and his(her) ecology. Recognizing that the ecology and the life contexts of each student represent a powerful explicative factor of the integrated and contextualized comprehension of the problems, the construction of a portfolio allows the awareness of the “knowledge” and the reflection on “non-knowledge”, opening the way to personal and professional development. The process reflective portfolio structures and develops itself according to the “rhythm of life”, which justifies the process of “learning to learn”. Therefore, in this study, an attempt was made to know extensively, within the theme of continuous and pos-graduated formation, what are the conceptions and contributes of the strategy reflective portfolio for the critical and reformulated personal and professional development, within a perspective of flexible, integrated and differentiated curriculum management. From a methodological standpoint, the study was developed according to a qualitative and interpretative methodology that crossed information gathered at various ecological levels and instruments (reflective portfolio developed during formation; questionnaires developed after formation). The techniques used varied according to the nature of the respective gathered information, and the information handling tools (questionnaires and reflective portfolios) were validated according to their specificity. The system of categories used to carry out the content analysis of the information gathered was elaborated by crossing the subjacent perspectives with the theoretical background and the emergence of relevant indicators for understanding the object of study. The most general conclusions point towards a confirmation of the assumptions outlined earlier. The characteristics of flexibility, integration and differentiation of the strategy reflective portfolio, as well as the permanent supervision of the process of co-construction of knowledge, contribute for the awareness process of the student in what concerns his personal and professional development. This strategy confirms a new formation philosophy (Sá-Chaves, 2005) in which is recognized the following principles: of singularity; of unfinishment; of continuous formation; of the multiplying diversity effect; of self implication. These are the factors that justify the development of a supervising relation that empowers autonomy and the emancipation of the individual according to a process of affection which awakes motivation and the consequent implication of the individual who is “learning to learn”.
description: Mestrado em Gestão Curricular
URI: http://hdl.handle.net/10773/4986
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