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 O misticismo laico de Manuel Laranjeira
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/4962

title: O misticismo laico de Manuel Laranjeira
authors: Monteiro, Antero Manuel Dias
advisors: Abreu, Luís Machado de
keywords: Cultura portuguesa
Misticismo
Laicismo
issue date: 2005
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: O presente trabalho decorre da relação que naturalmente se estabelece entre as teorias de Manuel Laranjeira sobre misticismo, expressas sobretudo no seu ensaio psicopatológico sobre A Doença da Santidade e a sua real vivência mística, que se opera à margem de um Deus transcendente. Laranjeira crê, no entanto, no carácter numinoso da Natureza e na comunhão de todos os seres. O seu misticismo prático consiste em trabalhar sem descanso para transformar a sociedade pela Arte e redimi-la pela Educação, de modo a construir um amanhã em que Deus seja apeado do seu trono e substituído pelo Homem Solidário. A dissertação colige alguns conceitos sobre misticismo e refere as suas principais realizações religiosas e laicas. Analisa o modo controverso como foram recebidas a obra e a personalidade de Laranjeira e identifica linhas de coerência nos seus múltiplos paradoxos. Acompanha o processo de ascese por ele experimentado na sequência do seu temperamento místico, do seu ideal de radical humanismo e de todas as suas enfermidades físicas e morais. Estabelece, finalmente, as motivações da sua morte voluntária e preparada ao pormenor, como exercício de plena liberdade, acto de rebeldia e ponto culminante de uma obra de arte. Em anexo, são reunidos alguns artigos publicados em jornais da época, mas inéditos em livro, que documentam sobretudo as principais concepções político-religiosas de Manuel Laranjeira.

This paper describes the natural relationship established among the mystical theories by Manuel Laranjeira, in particular the ones found in his psychopathological theory in “A Doença da Santidade”, and his own personal mystic experience, which subsides on the margin of a transcendent God. Manuel Laranjeira believes in the Nature’s numinous character and in the harmony of all beings. His practical mysticism consists in endless labour in order to transform society through art and redeem it through education and to construct a future where God is substituted by Man in solidarity with other men. Here are gathered some mystical concepts and some of his main religious and laic realizations. In analysis are the controversial forms of how Manuel Laranjeira’s works and personality were accepted. Also present are the lines of coherence within his multiple paradoxes. His mystical temper, his ideal of radical humanism and their physical and moral infirmities can all be observed in his own experience with his process of ascesis. Finally, we can understand the motivation behind his intentional death as an exercise of freedom, rebellion and as the peak of a work of art. Attached are some articles published in newspapers of his particular time (unpublished) which reveal Manuel Laranjeira’s main political and religious ideals.

Cette étude advient du rapport qu’on peut établir naturellement entre les théories de Manuel Laranjeira sur le mysticisme, énoncées surtout dans l’essai psychopathologique A Doença da Santidade et son expérience mystique, dépourvues de la croyance en un Dieu transcendant. Laranjeira croit, pourtant, au caractère numineux de la Nature et à la communion universelle des êtres. La forme pratique de son mysticisme est le travail sans repos pour transformer la société par l’Art et la racheter par l’Éducation, pour édifier un lendemain où Dieu sera remplacé par l’Homme Solidaire. La dissertation essaie de rassembler quelques concepts sur le mysticisme et ses principales réalisations religieuses et laïques. Elle fait l’analyse de la réception polémique de l’oeuvre et de la personnalité de Laranjeira et soulève des lignes de cohérence dans ses plusieurs paradoxes. Elle accompagne le procès d’ascèse dont il a fait l’expérience à la suite de son tempérament mystique, de son idéal d’humanisme radical et de toutes ses maladies physiques et morales. Finalement elle essaie d’établir les motivations de sa mort volontaire et préparée jusqu’aux moindres détails, comme un exercice de liberté pleine, un acte de rébellion et le point culminant d’un oeuvre d’art. Les annexes colligent des articles de presse de l’époque, jamais publiés en livre, lesquels témoignent surtout les principales conceptions politicoreligieuses de Manuel Laranjeira.
description: Mestrado em Estudos Portugueses
URI: http://hdl.handle.net/10773/4962
appears in collectionsDLC - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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